Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Uma aula no laboratório de informática: Percepções e obstáculos no ensino das Leis de Kepler
Bruna Giuriatti, Camila Riegel Debom, Augusto Garcia da Silva

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


As tecnologias digitais contribuem para reinventar o processo de ensino e aprendizagem, os diversos suportes tecnológicos precisam fazer parte do contexto escolar. Suporte esse, que pode se estender às mais variadas dimensões da formação do aluno. Atualmente o laboratório de informática tem seu papel social no mundo contemporâneo já que a informação adquiriu importância econômica e a revolução tecnológica é um dos fatores fundamentais para as transformações sociais, culturais, políticas e econômicas da atualidade. Esse trabalho tem como principal objetivo relatar a experiência de dois licenciandos do programa Residência Pedagógica, ao utilizarem o laboratório de informática da escola-campo para aplicação de uma atividade demonstrativa investigativa no estudo das Leis de Kepler, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Nossa metodologia envolveu a elaboração e aplicação de uma aula, utilizando como apoio uma ferramenta educacional para o Ensino de Física, PhET Colorado, que simula a órbita de um planeta para o estudo das Leis de Kepler.  Destacamos a importância do uso de novas tecnologias no ensino e a consonância disso com as diretrizes do programa Residência Pedagógica, que visa aperfeiçoamento na formação dos futuros professores, promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizando tecnologias disponíveis no laboratório de informática da escola-campo, relatamos recursos que atenderam às necessidades previstas no planejamento, uma vez que, por se tratar de uma atividade acessível, tornou-se atraente para uma abordagem diferenciada ao conteúdo estudado. Em contraponto, listamos os obstáculos encontrados nessa prática docente, refletindo sobre a viabilidade de atividades com essa abordagem no cotidiano da escola-campo. Os resultados deste trabalho foram enriquecedores e denotam a importância dos laboratórios de informática nas escolas.

Palavras-chave


Residência Pedagógica; Laboratório de Informática; Tecnologias no Ensino de Física; Leis de Kepler.

Texto completo: PDF