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Percepções Ambientais: Um olhar docente frente ao Parque Natural Municipal Saint Hilaire, Viamão/RS
Última alteração: 06-12-2019
Resumo
Sendo a escola um espaço de formação e desenvolvimento do indivíduo em aspectos sociais, cognitivos e culturais tem grande responsabilidade na formação de sujeitos capazes de fazerem e viverem um mundo sustentável. A temática ambiental, entretanto, sensivelmente é timidamente abordada pelos professores, mesmo presente nos parâmetros e diretrizes curriculares nacionais como abordagem necessária, ainda que em tema transversal. Alinhado a isso, a cidade de Viamão tem áreas de proteção legalmente instituídas que visam dentre outros objetivos promover a educação no contato com a natureza, as Unidades de Conservação (UC). O propósito deste trabalho é elaborar um diagnóstico da percepção ambiental, de alguns educadores da rede pública de Viamão destacando o Parque Natural Municipal Saint Hilaire (PNMSH) para a contribuição de um programa de educação ambiental nesta UC. A pesquisa qualitativa desenvolveu-se em quatro escolas públicas próximas a entrada do parque, onde foram distribuídos questionários para os professores buscando a construção do seu perfil, percepções quanto ao meio ambiente e conhecimento do PNMSH. Também se entrevistou os gestores desta UC e realizou-se revisão bibliográfica sobre o tema. Resultados parciais da pesquisa mostram que a adesão de participação dos professores tem sido de aproximadamente 50% do total de docentes de cada escola. A análise preliminar dos questionários aplicados demonstra o desconhecimento do PNMSH ser uma unidade de conservação por parte dos docentes, pois mesmo afirmando terem visitado o parque negam conhecer uma UC. Aproximadamente 71% dos professores já foram ao parque, mas somente 8% planejou alguma atividade pedagógica para seus alunos dentro desta área. Quanto à percepção ambiental a educação ambiental é compreendida como uma educação para a preservação, a conscientização e o cuidado para com o meio ambiente pela maioria dos respondentes, adotando uma postura na corrente ambiental conservacionista. Com isso, percebe-se uma falha integração da UC com o seu entorno, pois falta empoderamento daquele espaço por grande parte dos docentes bem como um programa contínuo de educação ambiental proposto pelo parque. Assim, há de se desenvolver ao longo desta pesquisa, a construção de insumos para a reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização das UC como espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade através de uma proposta de educação ambiental mais eficiente junto ao parque, com perspectiva para adoção de uma corrente ambiental crítica e de ecopedagogia. Visto que a reflexão crítica e o pertencimento do cidadão com sua realidade local efetiva a educação ambiental.
Palavras-chave
Percepção; Docentes; Unidade de Conservação
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