Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
dTEc: promover diálogos sobre tecnologias
Maurílio Quadros da Rosa, Marcelo Vianna

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Desde de 2017, com intuito de estabelecer debates e análise crítica sobre temas ligados à tecnologia, presentes no cotidiano da sociedade, foi criado o programa de Extensão “dTEC – Diálogos com Tecnologias”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório. O programa colabora para uma mudança de paradigmas, ao mostrar que pessoas leigas a estes temas podem compreender a influência de impactos tecnológicos referentes aos aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos. Nesse contexto, o dTEC proporciona ações para ampliar essa visão, apresentando sessões de filmes documentais ou ficcionais, publicações e interações em redes sociais sobre tópicos como robótica, ética na informática e inteligência artificial.  Todavia, a principal intervenção do dTEC tem sido a oferta de palestras, no qual os especialistas convidados pelo programa proporcionam debates com foco em diferentes temáticas. Nesse sentido, as palestras do dTEC têm envolvido a comunidade local, atendendo um variado público da região do Litoral Norte (RS), entre os quais estão os discentes dos cursos de nível médio e superior em Informática do campus Osório, bem como participantes externos, provenientes de outras instituições de ensino da região. Assim, numa linguagem simples, as pessoas percebem como a tecnologia se incorpora ao meio social, abrangendo relevantes questões, tais como as questões de gênero (como o papel da mulher no mundo da informática) e qualificação profissional (com a criação de FabLabs, o papel da automação industrial na sociedade de consumo, o profissional do futuro, marketing digital), entre outros. Como resultados apresentados, o dTEC proporciona que através de seus conteúdos, os indivíduos possam conhecer melhor o mundo do trabalho, entendendo de forma simplificada os temas relacionados às tecnologias e desenvolvendo uma consciência crítica, ética e cidadã, que permite a compreensão do que ocorre  no presente para que possam projetar para o futuro transformações de uma sociedade tecnológica menos desigual e mais solidária.

Palavras-chave


informática e sociedade;TICs; tecnologia e sociedade;

Texto completo: PDF