Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Laboratório de educação matemática: onde matemática não é apenas números
Bárbara Machado, Carina Loureiro Andrade

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino LEMA - laboratório de educação matemática visa tornar o espaço destinado ao laboratório um ambiente de produção e divulgação de recursos e conhecimentos matemáticos, de modo a contribuir na formação de professores investigadores das suas próprias práticas e na qualificação das práticas docentes no ensino básico. Neste espaço, estudantes e docentes do curso de Licenciatura em Matemática podem construir e aplicar recursos e materiais para suas aulas, facilitando seus ensinamentos, abrangendo desde o ensino básico até o ensino superior. Disponibilizamos para discentes ou docentes inúmeras bibliografias de variados autores conceituados e inúmeros materiais manipulativos. Além disso, é um espaço propício para o desenvolvimento pessoal dos alunos, bem como de reflexão sobre suas práticas,  trabalhando e/ou estudando junto com outros licenciandos de níveis, aprendizados e concepções diferentes, mostrando uns aos outros que os materiais concretos disponíveis no laboratório trazem inúmeras e variadas formas de ensinar e aprender matemática, desmistificando assim os conteúdos, que vem por ora sendo vistos como um “bicho-papão” em muitos locais. Como no Campus Canoas desfrutamos de um curso de licenciatura em matemática, esse ambiente é de extrema importância para que possamos experimentar, debater e criar novas ideias, com a oportunidade de relacionar a teoria e prática, prática essa que aplicamos, por exemplo, em nossos estágios curriculares, em uma apresentação para avaliação de um componente curricular ou em nossa sala de aula como professor titular da classe.O LEMA acaba por se relacionar não só com os licenciandos e o curso de licenciatura em matemática em si, mas também com os demais projetos desenvolvidos no curso, os de ensino, pesquisa e extensão, promovendo  a indissociabilidade, uma vez que dispõe o espaço, recursos e as pessoas para que esses projetos possam conversar entre si a favor do curso. Concluímos que esse lugar tem sido muito proveitoso para nós, como futuros professores, pois aqui planejamos, estudamos, aprendemos, usufruímos e compartilhamos de materiais que estão disponíveis e sobre as práticas desenvolvidas nesse espaço por alunos e professores.

Palavras-chave


Educação Matemática; Formação de professores; Laboratório de Matemática.

Texto completo: PDF