Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto pré-if: percurso 2019
Maria Luísa Lima, Maurício Lopes Lima, Luís Eduardo Cordeiro

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O Projeto Pré If é uma ação de extensão que já está em sua sexta edição. Consiste em trabalhar com estudantes de duas escolas de Ibirubá e uma de Colorado, escolas essas localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social. O objetivo do Projeto é fazer um trabalho de cunho social, atendendo as prerrogativas do IFRS no sentido de democratizar o acesso à instituição. Nesta comunicação apresentaremos um relato do que foi executado nas atividades do Pré If no corrente ano. A metodologia de planejamento do projeto foi a seguinte: o primeiro passo foi fazer o convite aos estudantes nas escolas parceiras. Para isso, o coordenador e os bolsistas convidaram estudantes de cada um dos cursos integrados do Campus para auxiliar nesse convite nas escolas e explanar características dos seus cursos e do IFRS, de maneira que demonstra porque esta instituição representa uma boa oportunidade de educação. Posteriormente, houve um planejamento inicial pensando pelo coordenador e os bolsistas estabelecendo um calendário de atividades. Este calendário vem sendo executado conforme o planejado. A metodologia dos encontros foi planejada em quatro momentos: 1 um encontro inicial para explicar o sentido do projeto; 2 uma série de atividades para conhecer o campus e os cursos; 3 alguns
momentos para trabalhar temas críticos; 4 parte final para abordar os conteúdos preparatórios para a prova. Como resultado parcial, até o momento, foi concluída a parte 2 do projeto. Iniciou-se nesta semana a fase 3, com dois encontros, e, em seguida, a fase 4, com revisão de conteúdos, revisão de provas e simulado da prova do Processo Seletivo. Pode-se concluir que o projeto vem tendo êxito, pois os alunos continuam frequentando e demonstrando interesse. As atividades demonstrativas das áreas puderam esclarecer a eles uma noção mais clara das características de cada curso.



Palavras-chave


Inclusão social; Educação popular;Integração

Texto completo: PDF