Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um e-book com inspirações para aulas criativas: uso de atividades inovadoras como metodologia de ensino
Jean Marques Brizola, Priscila Silva Esteves, Giovâni da Rosa Santos, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Cristiane Silva Esteves

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Progressivamente, os professores são desafiados para o planejamento de aulas eficazes na abordagem de um determinado conteúdo e na preservação do interesse dos alunos nestes ensinamentos. Com isso, pode-se ressaltar o papel do modelo convencional de ensino para a construção de um ambiente acadêmico que torna a sala de aula  um local de memorização mecânica, na qual o conhecimento do professor é transmitido e o aluno apenas o reproduz. Desta forma, o discente teria seu protagonismo e potencial de criação negligenciados por um modelo que inibe a educação e o conhecimento como processos de busca. Assim sendo, o projeto “Repertório de práticas integrativas: inspirações para aulas criativas - IFRS Campus Viamão” almeja, no desenvolvimento de atividades de caráter criativo e integrativo por parte dos docentes, maior dinamização das aulas, possibilitando o estímulo à autonomia, criatividade e à proatividade. Portanto, este projeto objetiva a elaboração de um repertório de práticas integrativas, o qual deverá ser constituído no formato de um e-book e divulgado aos servidores de todo o IFRS. Logo, a partir da disseminação deste repertório, procura-se a obtenção de melhoria no processo de ensino-aprendizagem entre professores e alunos, bem como maior participação e integração dos discentes nas aulas. A consecução deste projeto ocorre a partir da atuação dos orientadores e bolsistas do IFRS - Campus Viamão e do IFRS - Campus Alvorada. Dessa maneira, no IFRS - Campus Viamão, são realizadas entrevistas com professores das mais distintas áreas do conhecimento com a intenção de coletar as ações que integrarão o e-book. Sendo assim, utiliza-se um questionário com perguntas relacionadas ao desenvolvimento da atividade, materiais utilizados, curso e disciplina da aplicação, bem como acerca do nível de autonomia dos alunos. A partir do recolhimento das atividades, estas serão escritas de forma didática, explicando o funcionamento da ação. Após isso, ocorrerá a formatação do e-book e sua divulgação aos servidores do IFRS para reprodução das ações componentes deste repertório. Até o presente momento, foram coletadas doze atividades no IFRS - Campus Viamão. Estas ações abrangem ideias criativas como um escape game cartográfico, dobradura de origamis e um júri simulado, sendo assim, correspondem a segmentos acadêmicos como de Geografia, Matemática e Química.  Desta forma, as atividades recolhidas, e as que ainda serão, comprometem-se com a busca pela autonomia, reflexão e pensamento crítico desenvolvidos em aula. Portanto, deve-se continuar a realização dos procedimentos metodológicos, visando a elaboração deste e-book e sua plena divulgação aos servidores do IFRS.

Palavras-chave


Atividades integradoras; Práticas criativas; E-book

Texto completo: PDF