Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Kits didáticos para o ensino de ciências: resgatando memórias, disseminando estratégias e construindo saberes
Maria Luiza Soares Santos, Cibele Schwanke

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Kits didáticos para o ensino de ciências: resgatando memórias, disseminando estratégias e construindo saberes


Maria  Luiza Soares dos Santos, Cibele Schwanke (orientador)

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul -

Campus Porto Alegre

[email protected], [email protected]




A experimentação é considerada de extrema importância para a construção de saberes científicos significativos pelos alunos. No campo das ciências da natureza, vivências diferenciadas e alternativas são capazes de colaborar para aproximar temáticas que envolvam a percepção, a observação e a formação/reformulação de conceitos concretos tendo como base conhecimentos que muitas vezes exigem por parte dos alunos um grau de abstração considerável. Cientes da relevância da prática experimental em sala de aula e de sua ausência em muitas rotinas e práticas escolares, o Grupo Pet-Conexões Gestão Ambiental do IFRS, Campus Porto Alegre investiga práticas capazes de aproximar a ciência da natureza ao cotidiano do público envolvido em suas ações. Nesse âmbito, uma de suas estratégias foi adaptar o Projeto Ciência no Dia a Dia, idealizado pela professora Marly Cruz Veiga da Silva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro de forma a utilizá-lo em suas atividades. O projeto Ciência no Dia a Dia consiste na produção de kits didáticos com a finalidade de desenvolver atividades voltadas para o ensino de biologia, química e física e tem sido reproduzido em várias unidades escolares e objeto de estudo sobre práticas educativas em diferentes contextos. Dessa forma, efetuou-se um estudo sobre os kits, sua organização e testagem, verificando sua pertinência às ações do Pet-Conexões Gestão-Ambiental. A partir dos kits elaborados/adaptados pretende-se oferecer cursos de formação continuada a professores de ciências e também utilizá-los em ações diversas realizadas pelo grupo, tendo como intuito demonstrar a ciência que existe no dia-a-dia e que muitas vezes passa despercebida e colaborar, com isso, para a divulgação da ciência e alfabetização científica.

Palavras-chaves: Kits didáticos; Ciências; Experimentação.

Apoio: Programa de Educação Tutorial (MEC/SESu)



Palavras-chave


Kits didáticos; Ciências; Experimentação.

Texto completo: PDF