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As possibilidades educacionais viabilizadas pelo Projeto de Ensino Caminhos da Licenciatura
Paola Silva Matana, Alexandra Ferronato Beatrici

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino Caminhos da Licenciatura tem como propósito a busca por novas possibilidades educacionais e o compromisso de levá-las até os estudantes dos três cursos de graduação em licenciatura e do curso de pós graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Sertão. Para que as atividades sejam desenvolvidas, o projeto conta com uma bolsista PIBEN, com dezesseis horas semanais e tem como objetivos a expansão da informação, bem como ser um espaço de transição e ampliação do conhecimento e de comunicação entre os estudantes dos cursos citados, abordando e trazendo temas referentes aos processos educativos e a educação que estejam em evidência no país. Está interligado às disciplinas de didática e estágio supervisionado, auxiliando e orientando, quanto às diversas maneiras de se pensar os procedimentos de ensino, além de contribuir com a formação através de metodologias que são pouco utilizadas no espaço educacional. Até o momento, foram criados e disponibilizados: a) quatro informativos, via digital, referentes a área da educação para as turmas do campus,  nele constam dicas de filmes, documentários, atividades realizadas no campus Sertão e eventos para participarem; b) um catálogo de filmes, contendo cinquenta sugestões de filmes para serem utilizados em sala de aula,  este está disponível na biblioteca da instituição e também digitalmente para acesso dos estudantes e professores; c) um programete de rádio,  em processo de roteirização e gravação, contendo oito programas direcionados aos grandes educadores e suas contribuições para a educação; d) está programado para acontecer a Feira de Ciências com os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e um encontro para discutir a atividade de monitoria acadêmica. O projeto, ao longo do ano, mostrou-se bastante importante, visto que é uma forma de aproximar os estudantes das informações referentes à educação e de refletir questões importantes que acontecem neste espaço. Além disso, o projeto permite conhecer novos processos de ensino e aprendizagem e aproxima a licenciatura a realidade institucional, mostrando novas possibilidades e caminhos que podem ser seguidos pelos estudantes.

Palavras-chave


aprendizagem, licenciatura, metodologias

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