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DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ANDROID
Última alteração: 06-12-2019
Resumo
A educação inclusiva exige procedimentos a serem considerados no que tange à sensibilização da sociedade para a temática das necessidades específicas, afirmação e conscientização dos educadores para promoção de igualdade de oportunidades aos educandos e a preocupação dos profissionais das áreas tecnológicas acerca do desenvolvimento de Tecnologias Assistivas (TA´s), bem como a busca por melhorias em relação à acessibilidade virtual de ambientes. No que tange às pessoas com necessidades específicas, as TA´s surgem como um artefato tecnológico dotado de poder de transformação em seu cotidiano, permitindo o exercício pleno da cidadania. Para cada categoria de necessidade especial, existem vários recursos como pranchas de comunicação, construídos com simbologia gráfica, letras ou palavras escritas, que são utilizados pelo usuário da CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) para expressar suas necessidade, sentimentos, entendimentos. Também, a destacar, existem as chamadas altas tecnologias de vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou computador com softwares específicos, que garantem grande eficiência à função comunicativa. Nesse contexto, está sendo desenvolvido no IFRS – Câmpus Ibirubá – o aplicativo ACALM (Assistente de Comunicação Alternativa e Aumentativa Móvel). Esse é um recurso de CAA, que permite a comunicação a partir de outros canais diferentes ao da fala, como gestos, expressões faciais e corporais, que podem ser utilizados socialmente para manifestar necessidades, opiniões e posicionamentos. O ACALM é um vocalizador intuitivo e interativo, desenvolvido para a plataforma Android e executado em dispositivos móveis, cujo objetivo é assessorar pessoas com dificuldade na comunicação, seja permanente ou temporária, possibilitando assim que as interações dessas com o meio sejam facilitadas. Ele se encontra em sua terceira versão, sendo que a primeira contemplava apenas funções previamente cadastradas como as vocalizações de cumprimentos, sentimentos, necessidades básicas e setores do IF, visando apoiar um aluno nas interações desse no âmbito de uma instituição de ensino. Na terceira versão, pretende-se validar o aplicativo, objetivando alcançar as APAE´s (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), hospitais e alunos com necessidades específicas (PNE´s) do campus. A proposta apresentada neste trabalho visa à inserção de PNE´s, na sociedade, através de uma solução acessível, pretendendo servir como um instrumento de comunicação intuitivo e interativo, acreditando no potencial transformador das TA´s, na vida dos indivíduos. Espera-se, através dessa ação, que as barreiras enfrentadas no dia a dia das pessoas com necessidades especiais, sejam transpostas e que grandes oportunidades se apresentem àqueles que permanecem excluídos.
Palavras-chave
Comunicação; Dispositivos móveis; Acessibilidade
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