Última alteração: 28-02-2020
Resumo
O ‘Coral Jovem do IFRS, campus Osório’ é um projeto de ensino vinculado ao Programa ‘Música no IFRS, campus Osório’. Criado em 2013, o projeto recebe alunos do EMI e dialoga com a comunidade externa a partir de suas apresentações. Conta com um bolsista PIBEN e seis estudantes voluntários (tendo como orientadora, Agnes Schmeling). São realizados ensaios semanais nas quintas-feiras, das 12h15min às 13h30min, e, eventualmente, ensaios extras. Atualmente participam 75 alunos (um aumento de 36% em relação a 2018). Entre os objetivos do projeto, estão: complementar a disciplina de música; desenvolver habilidades músico-vocais; e montar um espetáculo. A proposta principal, no ano de 2019, se baseia na montagem de um espetáculo com a temática da ‘juventude’, e um repertório que contemple músicas nacionais (12 músicas). Os objetivos do espetáculo, são: fomentar debates a partir do tema proposto e, tendo criado o espetáculo, levá-lo para a comunidade acadêmico-escolar e externa. Neste ano, pensamos em abordar algumas questões que permeiam tanto a função social do projeto quanto do espetáculo desenvolvido. Enviamos para os coralistas um formulário de abordagem quantitativo-qualitativo, via ‘Google Forms’. Obtivemos 47 respostas (um total de 63% de representatividade). Foram feitas 5 perguntas que poderiam ser respondidas com “Sim”, “Não” ou “Talvez”, e, posteriormente, uma justificativa da opção selecionada. As perguntas foram: “Você gosta de participar do projeto?” “A temática ‘juventude’ é pertinente na conjuntura atual do país?” “O projeto tem um papel social importante dentro do ambiente escolar?” “Sente-se livre para ele ser você mesmo dentro do projeto?” “Sente-se representado dentro do espetáculo?” De acordo com o questionário aplicado e fazendo uma análise das justificativas dadas pelos participantes, em nenhuma das 5 questões a resposta “Sim” ficou abaixo de 80%, mostrando que, no que permeia as funções educativas de um projeto de canto coral, nossos trabalhos mostram-se com grande efetividade. Algo a se ressaltar é que, na questão sobre ‘importância dentro do ambiente escolar’, a resposta “Sim” foi de 98%, mostrando uma relevância no que tange tanto a saúde cultural quanto a saúde mental, dos estudantes e de nosso campus. Fizemos apresentações na região metropolitana de Porto Alegre e evoluímos exponencialmente as habilidades músico-vocais dos participantes. Ao final, concluímos que os resultados apresentados mostram os frutos que o projeto vem colhendo e sua eficácia como ferramenta na educação de jovens, seja no âmbito social, cultural e/ou político.