Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Atividades para consolidação de vocabulário em inglês para gestão e negócios a partir dos gêneros textuais
Maria Eduarda Borges Pedro, Isabel Cristina Tedesco Selistre

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Analisando os livros didáticos ofertados pelo governo através do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), observamos que estes não apresentam conteúdos especializados nas áreas de interesse dos estudantes. No caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório, as demandas dos alunos do curso técnico em administração integrado ao ensino médio quanto ao aprendizado da língua inglesa não são atendidas, considerando que o ensino do business english, inglês especializado da área de gestão e negócios, não é viabilizado. Com o objetivo de preencher essa lacuna, propomos a criação de um material com atividades que auxiliem o ensino da língua estrangeira, contando com o vocabulário técnico e os gêneros textuais que aparecem com mais frequência no âmbito administrativo, consolidando os mesmos para melhor inserção do estudante em sua área de atuação.  À parte dos exercícios, outra proposta do projeto é unir reflexões sobre a cidadania, como por exemplo as relações éticas no trabalho, com os conteúdos desenvolvidos no curso. O projeto iniciou-se como uma pesquisa onde o vocabulário a ser utilizado foi reunido. A seleção foi organizada em três etapas: na primeira, uma lista lexical baseada na Business English Certificate/BEC Preliminary Wordlist, desenvolvida pela Cambridge ESOL para exames de nível intermediário, foi organizada; a essa lista acrescentou-se vocabulário de alta frequência no âmbito administrativo coletado em materiais didáticos. Na sequência, todo o vocabulário compilado foi classificado em tópicos, considerando o compartilhamento semântico entre os itens lexicais. A coleta de modelos de atividades iniciou-se na segunda etapa, sendo selecionados os que trabalhassem o vocabulário e outros que trabalhassem os gêneros textuais. Na terceira etapa, houve a construção do material. Como resultado parcial, temos as duas primeiras unidades concluídas. O produto final será distribuído para teste nas turmas do primeiro ano do EMI em administração do campus Osório e, após o feedback e correções finais, disponibilizado para os outros 10 dos 17 campi do IFRS que oferecem cursos integrantes de área administrativa.

Palavras-chave


Inglês; Linguística; Ensino

Texto completo: PDF