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A experiência de um Modelo das Nações Unidas (MUN) no ensino médio integrado com o técnico: o IFMUNdi do Campus Osório do IFRS
Isadora Horst Bitencourt, Roberta dos Reis Neuhold

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino IFMUNdi - Promovendo debates, produzindo conhecimento, através da simulação de sessões da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Senado brasileiro, constrói espaços de debates entre os estudantes do ensino médio integrado com o técnico do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que favorecem o aprimoramento da habilidade de argumentação e negociação, em torno de temáticas que envolvem os direitos humanos. Em 2019, o projeto chegou à sua terceira edição e, no primeiro semestre, promoveu uma simulação da Assembleia das Nações Unidas, envolvendo dezenas de estudantes representando diplomatas de diferentes países, jornalistas ou integrantes de grupos de interesse. Com o tema “Mudanças Climáticas: desafios para implementação de energias renováveis”, foi organizado por sete bolsistas e duas professoras orientadoras de Sociologia e Direito. Contou, ainda, com espaços formativos denominados “Comitês de Estudos Estratégicos” e  “Oficinas Preparatórias”, inovações fundamentais para a qualificação dos debates e entendimento sobre o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os objetivos do projeto, destaca-se a formação dos participantes em direitos humanos, a ampliação de conhecimento sobre órgãos nacionais e internacionais e a reflexão acerca de questões atuais. Como resultados, obtivemos um debate sobre atualidades mundiais que resultou em um documento – a “Resolução do Quênia” – com as proposições discutidas e votadas pelos delegados das missões diplomáticas. Além disso, através da simulação, foi possível conhecer os posicionamentos de grupos de interesse que atuam em causas sociais e ambientais e  perceber como as notícias publicadas pelos jornalistas presentes no evento, representando veículos reais como a BBC, a Mídia Ninja, a Al Jazeera e o Daily People, podem influenciar o fluxo do debate.




Palavras-chave


Modelos da Nações Unidas (MUN); Direitos Humanos; Ensino médio integrado com o técnico

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