Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Interações educacionais para o lazer
Rafaela Silva Freitas, Tatiana Teixeira Silveira, Gabrielle Lima Tonon, Juliana de Andrade Garcez

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Esse projeto de extensão oportuniza, através de diferentes ações, algumas práticas de lazer para a comunidade da Restinga. Essas práticas de lazer encontram-se pautadas para uma educação para o lazer, nesse caso, voltadas à comunidade interna e externa do Campus Restinga. E, através disso, incentivar uma educação para o lazer para a população dos arredores do Campus, propiciando discussões acadêmicas para os cursos que possuem, em sua estrutura curricular, a temática lazer. Os objetivos desse projeto são: oferecer atividades de lazer para a comunidade interna e externa do Campus Restinga; desenvolver atividades para a comunidade sob diferentes perspectivas (esportivas, artísticas, culturais, sociais, manuais) do lazer; fornecer subsídios teóricos e práticos para a formação acadêmica dos cursos que trabalham com a temática lazer no Campus Restinga; aproximar a comunidade externa dos serviços oferecidos pelo Campus e, através disso, diagnosticar demandas da comunidade motivando-a a buscar uma prática de lazer vinculada a diferentes escolhas e possibilidades no bairro. Esse projeto é executado em parceria com o projeto ‘O lazer em debate na Restinga’, que é desenvolvido desde 2017 e objetiva a qualificação profissional dos discentes do curso de lazer através da troca de saberes entre profissionais da área, oficinas temáticas que envolvem o lazer e a aplicação e problematização desse conhecimento no componente curricular Projetos e Práticas, além da ampliação de espaços profissionais para a inserção do técnico em lazer. O projeto funciona a partir de algumas ações, como oficinas e aulas temáticas de lazer, seminários temáticos sobre atuação dos profissionais, implantação de um espaço de recreação no Campus e participação com ações de lazer em eventos da comunidade. Como resultado parcial, é possível apontar parcerias entre instituições, o que contempla a inclusão dos discentes do Curso Técnico em Lazer na sua comunidade e nos espaços de atuação desses profissionais, assim como instituições organizadas dentro da Restinga que contribuem com a demanda e as conquistas necessárias para a educação para o lazer. Pretende-se, ao término do projeto, fazer uma proposta de divulgação das práticas e das possibilidades que envolvem o lazer, buscando auxiliar como fontes de implementação de novos projetos no bairro e multiplicar os agentes sociais da Restinga na fiscalização e implementação de políticas setoriais de lazer e, com isso, fazer com que os moradores da Restinga descrevam suas necessidades quanto ao espaço público e a manutenção desse espaço para os respectivos responsáveis pelo uso de equipamentos destinados ao lazer.


Palavras-chave


Lazer; Educação; Restinga

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