Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Aplicação de EsM e IpC no Ensino Médio
Anderson Peruzzo, Camila Riegel Debom

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Com o objetivo de fomentar o aperfeiçoamento da formação docente, o programa ResidênciaPedagógica, em seu primeiro ano de atuação (2019), promoveu em todo Brasil a imersão de estudantes de cursos de licenciatura em escolas de educação básica. O curso de licenciatura em física do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), campus Bento Gonçalves, aderiu a este programa, com isso, oito estudantes da segunda metade do curso tiveram a oportunidade de participar do programa, atuando diretamente na escola-campo, para realizar atividades de regência,entre outras diversas atividades pedagógicas previstas. Durante o desenvolvimento das atividades de regência, desenvolveu-se um projeto de pesquisa, envolvendo duas metodologias de ensino, o IpC (Instrução pelos Colegas) e EsM (Ensino sob medida). Diferentemente do ensino tradicional, estas metodologias buscam tornar os alunos participantes ativos no processo de aprendizagem, sempre levando em consideração o conhecimento prévio dos educandos. No uso combinado das metodologias supracitadas, o professor impõe situações que podem levar a discussões construtivas em sala de aula, além disso, são empregadas tecnologias que auxiliam o educador a medir o entendimento dos alunos em cada conceito estudado, ajudando na escolha do momento certo para introduzir um novo conteúdo. A pesquisa foi realizada da seguinte maneira: em um primeiro momento, através de trabalhos e provas, mediu-se o desempenho de duas turmas, utilizando como base de ensino a metodologia tradicional. Em um segundo momento, as metodologias ativas IpC eEsm, durante um certo período de tempo, foram aplicadas em uma das turmas, enquanto a outra seguiu com a metodologia tradicional. Uma nova avaliação, igual para ambas as turmas, foi realizada e os resultados obtidos puderam ser comparados entre as turmas e com o histórico já conhecido. O objetivo central foi verificar se houve ou não uma melhora relativa na aprendizagem significativa da turma em que as metodologias ativas foram aplicadas.

Palavras-chave


Ensino sob medida; Instrução pelos colegas; Metodologias ativas; Ensino Médio

Texto completo: PDF