Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Educação Física e inclusão
Natália Gerlach Llanes, Tatiana Teixeira Silveira

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino intitulado ‘Monitoria de Educação Física’ surgiu em 2018 e foi criado em detrimento das demandas existentes para a disciplina de Educação Física no Campus Restinga, visto que essa disciplina possui forte vínculo com as práticas corporais e culturais dos discentes e ocupa parte significativa de atividades exercidas em horários extracurriculares no Campus. Esse projeto tem como justificativa principal a implantação de espaços educativos inclusivos nas aulas de Educação Física do Campus Restinga. Esse espaço contempla a experiência corporal dos discentes no compartilhamento dos diferentes elementos presentes na formação, como a integração social e cultural, as diferenças nos aspectos físico-esportivos, a aprendizagem que envolve o desenvolvimento motor, a sociabilidade e o processo de inclusão através da convivência e troca com os discentes que possuem necessidades educacionais específicas. Através desse tipo de aprendizagem, que envolve a empatia e a alteridade, também é possível problematizar os espaços institucionais destinado ao lazer nos horários livres de aula e afazeres acadêmicos para os discentes do Campus. Para implementar essas demandas, os objetivos do projeto são: instituir, a partir das práticas da Educação Física, ações educativas pautadas na discussão da inclusão, a todos discentes do Campus Restinga; acompanhar didaticamente os discentes com necessidades educacionais específicas na execução das atividades propostas nas aulas regulares de Educação Física; indicar ao Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Restinga a demanda de materiais próprios para o desenvolvimento de atividades de ordem prática nas aulas de Educação Física; e propor discussões que envolvam o corpo na contemporaneidade, através da temática da inclusão. O projeto consiste no acompanhamento didático das aulas de Educação Física, por parte da bolsista, das turmas que possuem estudantes com necessidades educacionais específicas e a avaliação e estudo de atividades que possibilitem a inserção de discentes em aulas práticas que envolvem o corpo e o movimento do mesmo, além da interação social a partir disso. Por fim, conclui-se que através das ações propostas nesse projeto a temática da inclusão contempla as discussões e atividades da Educação Física no ensino profissional.


Palavras-chave


Inclusão; Ensino; Corpo

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