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Espaços de recreação e lazer no Campus Restinga
Ester Francisca de Almeida Machado, Tatiana Teixeira Silveira, Luiz Gustavo da Luz Rodrigues

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


As ações de ensino intituladas ‘Uma noite de recreação’ e ‘Baile da Sora Tati’ integram o projeto de ensino ‘O lazer em debate na Restinga’, que surge a partir de uma concepção que sugere novas alternativas para o tempo livre das obrigações de qualquer tipo. Isso significa, também, a compreensão do mundo do trabalho e, para isso, propomos uma ação afinada entre áreas e espaços institucionais que, em princípio, podem e devem atuar em conjunto na busca de soluções para os problemas da comunidade escolar. Este projeto torna-se importante porque é um retrato da compreensão das dificuldades enfrentadas para educar uma população para o lazer e, consequentemente, assegurar esse direito social enfrenta algumas problemáticas, como a necessidade de definir espaços institucionais e políticos que garantam esse direito básico à sociedade, problematizar a importância do lazer como direito social e fundamental tanto quanto a saúde e a educação, problematizar a relação com o mundo do trabalho a partir de uma educação para o lazer e ressaltar a importância histórica dos direitos sociais adquiridos para uma sociedade e uma escola pautadas pela democracia. A partir disso, os objetivos principais dessas ações estão relacionados com a implantação de espaços de lazer para a comunidade acadêmica no Campus Restinga, bem como propor atividades que qualifiquem os profissionais do lazer e sua formação e proporcionar um debate em torno das possibilidades de acesso ao espaço profissional. Dessa forma, são organizadas e propostas ações de recreação e lazer para discentes do Campus e seus filhos e são criados espaços para implementação de ações práticas resultantes dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Como resultado, é possível apontar a participação efetiva de discentes nas ações, em específico nos espaços de recreação para crianças no turno da noite — que exerce a atuação orientada dos discentes interessados em trabalhar com essa temática — e nos espaços de interação a partir da dança em horários extracurriculares — que auxilia a ocupação de locais e horários ociosos no Campus Restinga. A possibilidade de ampliação dessas ações extracurriculares simboliza a experiência do lazer e da recreação e a importância de uma educação para o lazer em um Campus que possui um curso técnico nessa área. As propostas de ações práticas de ensino possibilitam o acesso às múltiplas possibilidades que o lazer nos coloca no difícil campo de conciliamentos que é a educação.


Palavras-chave


Lazer; Ensino; Recreação

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