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O lazer em debate no Campus Restinga
Luiz Gustavo da Silva Rodrigues, Tatiana Teixeira Silveira, Ester Francisca de Almeida Machado

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino ‘O lazer em debate na Restinga’ oportuniza, através de ações teóricas e práticas, experiências profissionais em lazer para os discentes do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Campus Restinga/IFRS e contempla propostas para outros discentes do Campus. O projeto é desenvolvido desde 2017, um ano após a implantação do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio no Campus Restinga. O campo de problematização emerge da necessidade de conceder ao lazer o valor social constitucionalmente adquirido, acionando uma proposta de educação para o lazer. Ressaltamos, nesse intuito, a importância de reflexões sobre a presença de espaços setoriais de lazer para a atuação desse profissional. O objetivo geral do projeto é propor atividades teóricas e práticas de lazer para os discentes do Curso Técnico em Lazer, para que possam complementar a sua formação acadêmica através do componente curricular Projetos e Práticas e de outras atividades extracurriculares. Para isso, são propiciados palestras, minicursos, relatos de experiência, espaços de atuação profissional no Campus e visitas técnicas como forma de contribuir para a formação profissional, mas também para atribuir um significado ao lazer e as possibilidades de inserção no mundo do trabalho na atualidade. Como resultado, é possível acenar para as demandas em temas e espaços de atuação de recreação, na consolidação de parcerias com instituições sociais do bairro que trabalham com a temática do esporte e o lazer, as discussões de acessibilidade e lazer e, por último, a implantação de espaços formais de lazer no Campus. Estamos elaborando um site para divulgação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, já que essas produções, em sua maioria, propõem intervenções com a comunidade e reflexões teóricas sobre a experiência do lazer. A importância de uma discussão sobre o fenômeno do lazer ultrapassa a formação proposta nos cursos do eixo Hospitalidade, Turismo e Lazer, pois abrange a intervenção desses discentes no próprio bairro e comunidade que são moradores. Esse processo ajuda na contribuição do desenvolvimento social da região e do Curso Técnico em Lazer.

Palavras-chave


Lazer; Ensino; Formação

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