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Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no município de Sertão
Suzana Regina Galera, Naiara Migon, Diogo Souza da Silva, Mateus Klein Machado, Paula Cristina Rossatto

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto supracitado está vinculado ao NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e tem como objetivo realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social nas escolas: Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. As atividades são construídas em conjunto com o público alvo, ou seja, inicialmente verificamos as demandas, conforme os conhecimentos prévios e realidades de cada contexto escolar, para definir os temas, datas e as turmas. Posteriormente os bolsistas realizam estudos sobre os assuntos para então construir quais as estratégias, abordagens e dinâmicas usar, considerando a faixa etária do público. Dentre as ações encontram-se informações, ideias e conceitos abordados de forma construtiva e interativa com alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade para que possamos contribuir com o respeito à diversidade nas escolas, com atitudes que visam à inclusão social e educacional, para que possamos sensibilizar nosso público sobre a importância da inclusão social das pessoas com necessidades específicas na Educação Básica e também evidenciar seus direitos. Quanto às atividades desenvolvidas até o momentos estão: linha do tempo sobre a educação especial, exposta nas escadas do prédio A14 no IFRS – Campus Sertão; murais com sugestões de filmes, séries, livros, informações sobre as deficiências, dicas, curiosidades, entre outros; encontros com rodas de conversas com estudantes das duas escolas, onde inicialmente são abordadas informações sobre o projeto, sobre uma ou mais das necessidades educacionais específicas (física, visual, auditiva, múltipla, entre outras) através de materiais expositivos, lúdicos e dinâmicos e para finalizar deixamos um momento para reflexões e/ou construção de um cartaz para representar o aprendizado do encontro. Percebemos ao longo do projeto que a sociedade tem várias atitudes discriminatórias, alegando a incapacidade de estudantes com necessidades especiais de acompanhar os demais alunos. E que incluir não é deixar ninguém de fora da escola comum, incluir é ensinar indistintamente. O projeto permite aos envolvidos aprender que situações desrespeitosas como a exclusão social infelizmente ocorrem, mas que, juntos e através do conhecimento podemos avançar numa cultura inclusiva.


Palavras-chave


Educação especial; Inclusão; Transformação

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