Última alteração: 18-12-2019
Resumo
O projeto supracitado está vinculado ao NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e tem como objetivo realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social nas escolas: Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. As atividades são construídas em conjunto com o público alvo, ou seja, inicialmente verificamos as demandas, conforme os conhecimentos prévios e realidades de cada contexto escolar, para definir os temas, datas e as turmas. Posteriormente os bolsistas realizam estudos sobre os assuntos para então construir quais as estratégias, abordagens e dinâmicas usar, considerando a faixa etária do público. Dentre as ações encontram-se informações, ideias e conceitos abordados de forma construtiva e interativa com alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade para que possamos contribuir com o respeito à diversidade nas escolas, com atitudes que visam à inclusão social e educacional, para que possamos sensibilizar nosso público sobre a importância da inclusão social das pessoas com necessidades específicas na Educação Básica e também evidenciar seus direitos. Quanto às atividades desenvolvidas até o momentos estão: linha do tempo sobre a educação especial, exposta nas escadas do prédio A14 no IFRS – Campus Sertão; murais com sugestões de filmes, séries, livros, informações sobre as deficiências, dicas, curiosidades, entre outros; encontros com rodas de conversas com estudantes das duas escolas, onde inicialmente são abordadas informações sobre o projeto, sobre uma ou mais das necessidades educacionais específicas (física, visual, auditiva, múltipla, entre outras) através de materiais expositivos, lúdicos e dinâmicos e para finalizar deixamos um momento para reflexões e/ou construção de um cartaz para representar o aprendizado do encontro. Percebemos ao longo do projeto que a sociedade tem várias atitudes discriminatórias, alegando a incapacidade de estudantes com necessidades especiais de acompanhar os demais alunos. E que incluir não é deixar ninguém de fora da escola comum, incluir é ensinar indistintamente. O projeto permite aos envolvidos aprender que situações desrespeitosas como a exclusão social infelizmente ocorrem, mas que, juntos e através do conhecimento podemos avançar numa cultura inclusiva.