Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Programa diálogos: instagram, construção coletiva
Leiza Kronbauer Toledo Medeiros, Joana Helena Paloschi, Bernardo Denker Kummer

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Comunicar-se é fundamental para qualquer instituição, e isso se torna ainda mais importante em uma instituição de ensino que trabalha essencialmente com pessoas. Em um contexto de surgimento constante de novas tecnologias e meios de comunicação, alguns canais tais como sites não são mais suficientes. Portanto, percebeu-se a necessidade de ampliar as formas de comunicação do Campus Alvorada, indo além do site e do perfil do Facebook. Diante disso e de conversas e observações informais, compreendemos que o Instagram atualmente é uma mídia muito utilizada pelos públicos de interesse da unidade. Sendo assim, criamos o perfil para expandir e qualificar a comunicação. Como o Campus Alvorada é uma instituição nova e, portanto, pouco conhecida, entende-se a necessidade de usar todas as ferramentas possíveis para fazer chegar a informação à população do município e entorno. O perfil foi criado em Agosto de 2019 e com o tempo está se observando que essa rede social possibilita minimizar o desafio da equipe reduzida do Programa Diálogos, a partir do engajamento da comunidade interna e externa na publicação de fotos e vídeos das ações que são desenvolvidas pelo Campus ou o envolvem, marcando a instituição. Além disso, vimos que esse canal pode tornar colaboradores aquelas pessoas que no dia a dia já postavam em seus perfis conteúdos referentes ao Campus, possibilitando uma maior cobertura dos eventos e unificando o canal de informação. Dessa forma, também contemplamos como alguns autores conceituam comunicação pública: aquela produzida pelos próprios públicos. A linha editorial pensada para o perfil do Instagram é o cotidiano do Campus e da comunidade, tais como formaturas, oficinas, atividades em sala de aula, eventos etc. Sempre temos o cuidado de tornar o conteúdo acessível a todos os públicos, utilizando legendas e áudio descrição nos vídeos e descrevendo as imagens.


 




Palavras-chave


Comunicação; Diálogos; Redes Sociais

Texto completo: PDF