Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Arte e Química: relações transdisciplinares gerando possibilidades educativas
Guilherme Leopoldo Nonemacher Ledur, Viviane Diehl, Silvia Regina Grando, Johnatan Ricardo Kempf Rauber, Rafael Coli, Maria Júlia Hunning Ehlert

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Considerando que os conceitos químicos são relatados muitas vezes de difícil compreensão e entendimento, este projeto busca promover a transdisciplinaridade entre as Artes e a Química, disciplinas que integram o currículo dos cursos oferecidos no campus Feliz.  As atividades do projeto são elaboradas de modo que o aluno tenha a possibilidade de reconhecer os conceitos de Química ao realizar atividades com enfoque em Artes, de modo a construir aproximações com os conteúdos que são abordados e estabelecer sentidos no contexto da produção do conhecimento. Dessa forma, o objetivo principal do projeto é proporcionar relações transdisciplinares gerando aproximações do conhecimento da área de Artes e de Química, buscando as relações que se estabelecem nos conteúdos dessas disciplinas, por meio de estudos que contemplam a aplicação prática do conhecimento, ampliando as contribuições na formação dos estudantes. Para o   desenvolvimento do   projeto propõe-se   uma   metodologia   experimental e aplicada, construída a partir de pesquisa teórica, de práticas de laboratório e de ações compartilhadas, para socializar o conhecimento com os estudantes e a comunidade, pois atuamos de modo indissociado com a pesquisa e a extensão. Até o momento o projeto tem desenvolvido pesquisas teóricas e experimentais envolvendo duas temáticas, que são desenvolvidas em oficinas, que ainda estão em andamento.  Uma das oficinas trata da extração de corantes, técnica onde é extraída a coloração de algum vegetal e, através de um processo, o ecoprint, é feito o tingimento de tecidos por meio de coloração natural oriunda desses elementos vegetais.  Outra oficina utiliza o raku, técnica de oxirredução utilizada no tingindo de peças de cerâmica por meio da redução de sais e óxidos metálicos. Portanto, o projeto explora as linguagens da Arte e da Química no contexto do cotidiano, de modo a construir um processo educativo de interesse dos participantes e significativo para a sua formação, como sujeito crítico de uma cultura plural.

Palavras-chave


Artes; Química; Transdisciplinaridade

Texto completo: PDF