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Música na escola: um projeto de extensão que sai dos muros do IFRS
Ana Karoline Mattos, Agnes Schmeling, Milene Zuchinali de Souza

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto de extensão ‘Música na Escola: práticas e reflexões’, vinculado ao ‘Programa Música no IFRS - campus Osório’ é desenvolvido desde de 2016. Ele foi concebido a partir de uma demanda da Escola Estadual de Morro Alto/Maquiné-RS, que foi contemplada com instrumentos musicais (por meio do Projeto Mais Educação do Estado do RS) mas não tinha professor de música e os instrumentos estavam abandonados. Diante dessa situação a escola entrou em contato com o campus Osório, com a professora de música e estabeleceram uma parceria por meio da constituição deste projeto. O projeto tem como objetivos levar a educação musical para os alunos do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, bem como desenvolver suas habilidades musicais e pessoais, como por exemplo, a: percepção, criatividade, criação, execução de um instrumento musical, minimização da timidez, socialização com os colegas, responsabilidade, o respeito e comprometimento, entre outros conhecimentos musicais, cumprindo também a lei N° 13.278/16 que visa a contemplação das quatro áreas da Arte no ensino básico. É desenvolvido na Escola Estadual Quilombola de Ensino Médio Santa Teresinha, em Morro Alto / Maquiné - RS (EEQUEM), por  6 bolsistas PIBEX, 2 estudantes voluntários e a professora de música do campus, que ofertam quatro oficinas  de percussão, flauta doce, violão para iniciantes e violão intermediário; que ocorrem nas terças-feiras, com a duração de 2h30min cada. Além do desenvolvimento presencial das oficinas, há reuniões de planejamento e avaliação das atividades com a equipe que procura por novidades  e motivações para seus encontros, busca desenvolver peculiaridades e ajuda na solução de dificuldade encontradas na execução de cada instrumento e das músicas e arranjos executados. Como resultados ressaltamos que tem 53 alunos (do 7º, 8º e 9º anos) participando e que amadureceram nas suas aprendizagens musicais e pessoais e criaram vínculos afetivos com colegas e professores. Houve a execução de diferentes músicas, a criação de arranjos e improvisos que foram apresentados na 9ª MOEXP. Assim como para os alunos da escola estadual, para nós bolsistas e estudantes voluntários também se deu o desenvolvimento de habilidades musicais e pessoais: aprimoramento técnico nos instrumentos musicais executados, na percepção e criação musical; desenvolvimento da responsabilidade, organização, liderança e respeito e a aplicação de conhecimentos adquiridos na vida acadêmica. Almejamos que este projeto tenha continuidade, uma vez que é um projeto de extensão que sai dos muros do Instituto.



Palavras-chave


Educação musical; Música na escola; Projeto de extensão

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