Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática: estratégias para a criação de vínculo e uma aprendizagem significativa
Josmar Chilanti Susin, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino “Monitoria Acadêmica: Ampliando Vínculos”, executado no IFRS, Campus Caxias do Sul, em 2019, abrange monitorias de diferentes áreas. Aqui apresentam-se os resultados obtidos com as monitorias de Matemática. O exercício da monitoria tem a finalidade de aprimorar o aluno-monitor no processo de ensino e aprendizagem, bem como prestar atendimento de reforço e de acompanhamento para auxiliar nos estudos e na superação de dificuldades de alunos. São desafios do monitor compreender o conteúdo pretendido e usar estratégias facilitadoras dos processos de ensino e aprendizagem, buscando, assim, o melhor método de assimilação desses conteúdos ministrados previamente pelos professores. A Teoria de Ausbel foi adotada nas monitorias de Matemática, a qual trata da aprendizagem significativa, em o conteúdo a ser ensinado tem sentido e significado para o estudante. Por essa metodologia, descartou-se durante os atendimentos, sempre que possível, a memorização de fórmulas e roteiros de resolução, dando mais ênfase a questionamentos na forma: O que é? Como é? Por que é? Os alunos foram desafiados a buscar respostas para essas perguntas. Além disso, foram utilizados exemplos cotidianos a fim de mostrar na prática onde os conteúdos são utilizados, impulsionando seu processo de aprendizagem. Outro questionamento adotado foi: O que você gosta de fazer?  Essa pergunta pessoal revela gostos e adorações do estudante, facilitando ao monitor saber quais são seus conhecimentos prévios e relacionar com o conteúdo pretendido, garantindo uma melhor absorção. Ao longo deste ano foram realizados mais de 80 atendimentos a estudantes dos cursos do Ensino Médio e do Ensino Superior do Campus. Além disso, foi destinado um período exclusivo com aulas de reforço para uma turma do 2° ano do curso Técnico em Administração na modalidade PROEJA, em decorrência de muitas dificuldades que a turma vinha apresentando. Para um acompanhamento em tempo real dos professores de Matemática do Campus, foi criada uma planilha online para o registro dos atendimentos, tornando possível um olhar dos professores sobre os alunos que frequentaram os atendimentos. Com a prática adotada conclui-se que a busca pela aproximação com os estudantes por meio de exemplos práticos, relação com sua vida e fazer com que o estudante crie um vínculo, são boas estratégias para que o aprendizado ocorra. Os alunos atendidos com frequência demonstraram certa evolução cognitiva. Observou-se que os alunos sentem-se mais à vontade para fazer questionamentos e esclarecer dúvidas com o monitor por ser um atendimento individualizado, personalizado e mais intenso.


Palavras-chave


Monitoria. Matemática. Atendimento Individualizado. PROEJA. Aprendizagem Significativa.

Texto completo: PDF