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A contribuição da simulação da plenária do Senado Federal na formação cidadã dos estudantes do ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório
Romero Assis de Oliveira, Roberta dos Reis Neuhold, Rafaela da Silva Andreoli, Marina Sanches Wunsch

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Este trabalho apresenta a simulação da plenária do Senado Federal desenvolvida na terceira edição do “IFMUNdi: Promovendo debates, produzindo conhecimento no IFRS - Campus Osório”. Trata-se de um projeto de ensino inspirado nos Modelos das Nações Unidas (MUNs) e nos Programas de Parlamentos Jovens, que são simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Parlamento Federal, realizadas no ensino médio e superior, por meio das quais estudantes representam países ou partidos enquanto diplomatas ou senadores. Ao longo do ano, o IFMUNdi promove dois eventos de grande abrangência - o Fórum Global, para simular debates com temas da realidade global, e o Senado Federal, para simular debates da realidade nacional -, além de atividades formativas para aprofundar conceitos e preparar os estudantes para as simulações. O projeto, desta forma, surge da necessidade dos estudantes de pensarem os conflitos entre os povos de forma interdisciplinar e autônoma. Nesse sentido, o objetivo das simulações é fornecer aos estudantes a oportunidade de refletirem sobre as problemáticas globais e nacionais que os cercam, a partir de práticas de diplomacia, negociação, argumentação e aplicação de conceitos. A metodologia utilizada para a realização do Senado Federal inicia a partir da definição do tema a ser discutido no plenário e nas comissões; em seguida, parte para a formação de um grupo de pesquisa sobre o regimento interno do Senado, bem como sobre os partidos políticos presentes nele. A partir das pesquisas, constrói-se: um Guia de Regras - com informações sobre o regimento do evento -, um Guia de Estudos - com informações sobre o assunto de debate -, e cartas de posicionamento - com informações estratégicas para cada simulante. Além disso, realiza-se um aulão preparatório presencial - visando retomar os pontos principais presentes nos guias antes da simulação. Até o momento, é possível perceber a adesão dos estudantes tanto ao projeto, quanto ao plenário, que conta com trinta e três inscritos para simular dois dias de discussão sobre “Segurança Pública e o atual sistema carcerário brasileiro”. Ainda, ressalta-se que, por meio da simulação, os estudantes conhecem o funcionamento do Parlamento, refletem sobre as questões norteadoras presentes no Guia de Estudos e argumentam conforme posicionamentos políticos muitas vezes distintos dos pessoais. Desta forma, a simulação do Senado Federal, enquanto um evento do projeto IFMUNdi, busca continuar contribuindo para a formação cidadã e democrática dos estudantes do IFRS - Campus Osório através da vivência da atividade legislativa e do fortalecimento de espaços de debates na instituição.


Palavras-chave


Simulação; Senado Federal; Ensino Médio;

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