Última alteração: 06-12-2019
Resumo
O processo criativo e a produção em artes visuais promovem relações que se inscrevem na materialidade da argila, na potencialidade expressiva da linguagem cerâmica, num contínuo fluxo a ser fomentado. Durante a atuação enquanto educadorartista, alguns aspectos do povo guarani, um dos grupos culturais que contribuem expressivamente para a produção cerâmica no RS, foram colocados em evidência , portanto, a ampliação do conhecimento sobre os Mbyá guarani, os artefatos da cultura material, bem como problemas sociais, demarcações de áreas indígenas, violência impune e destruição ambiental promovem reflexões interculturais. A contextualização da poética para a produção artística dialoga com as produções contemporâneas. Rosana Bortolin é a ceramista que permeia este percurso criativo para produzir relações no fazer cerâmico. O objetivo problematizar e movimentar reflexões que reverberem na produção poética de obra artística em cerâmica, de autoria da educadorartista, contextualizadas a partir do estudo e reconhecimento da cultura guarani e de artistas ceramistas, para problematizar e movimentar reflexões que reverberem e potencializem a arte como conhecimento. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa cuja abordagem é exploratória e experimental. A pesquisa teórica trata sobre a cultura guarani e, na arte cerâmica contemporânea, sobre a artista Bortolin e suas produções, bem como procedimentos técnicos em cerâmica. O percurso criativo desenvolvido na amostragem das peças de arte cerâmica é realizado nas práticas de laboratório, a partir da experimentação dos procedimentos técnicos, com queimas diversificadas. Os resultados são efetivados na modelagem por placas e por cordões, bem como nos processos de sinterização da argila na queima alternativa, queima à sal, raku e queima em forno elétrico, que apresentam possibilidades expressivas diferenciadas para a seleção do design da superfície cerâmica. Essas produções artístico-científicas são divulgadas em eventos nacionais e no exterior, apresentadas em exposições, processos seletivos de eventos, apresentações orais e palestras. A produção artística dialoga com aspectos do modo de ser guarani e a problemática social contemporânea dos povos originários. Os processos do fazer cerâmico dos guarani e as relações com a artista ceramista Rosana trazem os aportes técnicos para a produção artística. Os conhecimentos da coordenadora sobre as pesquisas e a participação em eventos contribuem para as relações interculturais e a formação docente. Portanto, a proposta problematiza poéticas visuais, na área cerâmica contemporânea, apresentadas pela educadorartista, a partir do processo experimental, criativo e produtivo. As obras artísticas cujos sentidos e significados são conhecimentos produzidos na educação estética são problematizadoras das relações interculturais.