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Estilos de aprendizagem e necessidades educacionais específicas: ações inclusivas no IFRS, Campus Farroupilha
Thiele Rodrigues Lemes Mientkewicz, Claúdia Terra do Nascimento Paz, Caroline Kochenborger Perroni

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


As duas atividades apresentadas são parte integrante do projeto de ensino intitulado “Ações voltadas à Educação Inclusiva para Alunos com Necessidades Educacionais Específicas no IFRS, Campus Farroupilha”, que tem como finalidade promover ações voltadas aos alunos, no que diz respeito ao reconhecimento de suas habilidades e dificuldades no processo de aprendizagem, auxiliando nas necessidades e demandas de Atendimento Educacional Especializado junto ao Campus. O referido projeto possui como objetivos específicos: identificar os estilos de aprendizagem dos alunos dos primeiros anos dos cursos de nível médio do Campus, através da aplicação do Protocolo VARK, bem como elaborar um instrumento para investigação dos casos de necessidades educacionais específicas, compreendendo suas etiologias a partir de bases biopsicossociais. Para o desenvolvimento do projeto, optou-se pela metodologia de projetos de trabalho. Todos os dados coletados foram devidamente organizados, para retorno a toda a equipe de trabalho. Como resultados parciais, tem-se que, em relação ao VARK, o mesmo foi aplicado em todas as turmas dos primeiros anos dos cursos técnicos do campus (Técnicos Integrados ao Ensino Médio – Informática e Administração, Técnicos Subsequentes - Plásticos, Metalurgia, Eletrônica e Eletrotécnica), durante o primeiro trimestre de 2019. No segundo trimestre foram analisados os dados, elaboradas as devolutivas individuais e encaminhadas por e-mail a cada discente, sendo ofertada a possibilidade de espaços de discussão sobe os resultados. Também foram realizadas as devolutivas aos docentes, em reuniões previamente agendadas, com o objetivo de apresentar o perfil geral da turma e suas principais características em relação aos estilos de aprendizagem. Em relação ao Inventário de Necessidades Educacionais Específicas, o mesmo foi elaborado e encontra-se em fase de validação interna, para posterior aplicação piloto. Como considerações finais podemos afirmar que o projeto de ensino tem auxiliado na visibilização da importância da inclusão na educação profissional e tecnológica, buscando um novo olhar para os processos de ensino e aprendizagem desses estudantes, que acabam, por vezes, marcados pela reprovação e pelo preconceito. Em nossa percepção, esses alunos, apesar de terem conquistado o direito legal de entrar na escola, ainda não conseguiram derrotar o caráter excludente da educação brasileira e, por isso mesmo, entendemos como muito importante projetos que atuam na visibilização de tais questões.


Palavras-chave


Estilos de Aprendizagem; Necessidades Educacionais Específicas; Educação Inclusiva

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