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Ferramentas tecnológicas no ensino de física: utilizando simulações computacionais no estudo de circuitos elétricos
Eduardo Rigotti, Paulo Vinícius Rebeque, Camila Paese, Aline Gabinike, Natana Zauza, Thamara Aquino Santos, Marcos Monteiro, Kerolain Schwengber

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Investigou-se neste trabalho possíveis contribuições do uso de ferramentas tecnológicas em aulas de física. Especificamente, utilizou-se simulações computacionais no desenvolvimento (elaboração, aplicação e avaliação) de uma sequência didática para abordar o conteúdo de circuitos elétricos em turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual. A partir dos pressupostos do Ensino de Ciências por Investigação, da intenção de proporcionar aos estudantes e professores um envolvimento coletivo, ativo e desafiador no contexto da sala de aula, planejou-se uma sequência didática composta por seis aulas, sendo aplicadas em três semana consecutivas, quais sejam: duas aulas de abordagem teórica do conteúdo disciplinar, porém com o predomínio de diálogos horizontais entre estudantes e professor no intuito de exposição dos conhecimentos prévios; duas aulas no laboratório de informática para a realização de simulações computacionais, com a utilização do simulador online Tinkercad.com; e, por fim, duas aulas para debates, reflexões e aplicação de um questionário sobre os conteúdos abordados. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa é do tipo investigação-ação, uma vez que, sendo parte ativa do processo, busca-se descrever e captar as complexidades que constituem e caracterizam o ambiente específico de uma sala de aula, da sequência didática desenvolvida em um determinado contexto escolar. Com isso, seguindo os contributos do Círculo de Bakhtin, reuniu-se dados de natureza linguística, provenientes de situações reais e concretas identificadas no interior do contexto delimitado, tais como questionários respondidos pelos estudantes (contexto verbal), além de anotações do professor em diário de campo (contexto extraverbal). A partir de um olhar amplo sobre as aulas ministradas, constatou-se uma dinâmica dialógica e participativa de todos os sujeitos, sobretudo dos estudantes na proposição de ações colaborativas na investigação de problemas sobre circuitos elétricos. Ao analisar os enunciados dos estudantes (questionários), percebeu-se a importância dada por estes na realização de atividades pedagógicas que fogem ao tradicional, em especial, ao serem desafiados a resolverem problemas a partir de investigações coletivas, podendo as soluções propostas serem verificadas com o uso da simulação computacional.

Palavras-chave


Ensino por Investigação, Circuitos Elétricos, Simulação Computacional

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