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Construção de materiais de apoio didático-pedagógico para o ensino de química
Laísa Pereira, Márcia Regina Siqueira Cardoso, Gabriel Nunes Palma

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino construção de materiais de apoio didático-pedagógico para o ensino de química visa proporcionar aos educandos de variados níveis de ensino uma nova compreensão do ensino de química como algo fundamental e presente no seu dia a dia. De tal forma o projeto busca atender estudantes de escolas públicas do entorno do campus, assim como o ensino médio técnico e superior do IFRS Campus Sertão, realizando intervenções como aulas experimentais e aplicações de jogos didáticos em variados níveis de ensino, sempre priorizando a contextualização do conteúdo abordado, desmistificando a área de ciências exatas como algo sem interligação com o cotidiano do aluno, contribuindo para cidadãos mais preparados e críticos na sociedade em que atuam. O projeto possui como principal objetivo contribuir na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Sertão através do desenvolvimento de competências e habilidades para atuar nas disciplinas de Ciências na Educação Básica, de forma contextualizada e comprometida com a construção de valores e atitudes que visam o pleno exercício da cidadania. Deste modo os bolsistas confeccionam materiais permanentes, como modelos e jogos didáticos, adaptação e preparações de experimentos priorizando materiais de fácil acesso e presentes no nosso dia a dia, sendo que os experimentos são construídos de forma que a maior parte deles possam ser realizadas mesmo em escolas que não disponham de laboratórios adequados. Através destas abordagens de ensino nos mais variados níveis de ensino obteve-se como resultado um aumento significativo nas aulas experimentais auxiliando nos processos de compreensão de química, uma maior compreensão do componente curricular por parte dos estudantes através das aplicações de jogos e modelos didáticos, assim como a desmistificação da química como algo abstrato no nosso cotidiano. Assim sendo, o componente curricular de práticas de Ensino para Ciências Biológicas II que pertence ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tendo  como objetivo pesquisar, planejar e construir materiais didáticos relacionados com os conteúdos básicos de Química e Física para o ensino fundamental, onde, a partir da elaboração dos materiais didáticos e experimentos confeccionados pelos bolsistas, os alunos desta disciplina acabam realizando mais experimentos e tendo maior compreensão dos conteúdos abordados, assim contribuindo na formação teórico-prática do acadêmico. Diante dessa perspectiva, conclui-se que o projeto contribui para a formação dos bolsistas envolvidos na preparação dos processos pedagógicos para a elaboração de materiais permanentes de apoio didático para o ensino de química.

Palavras-chave


Química; Ciências; Materiais

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