Última alteração: 28-02-2020
Resumo
Os professores são desafiados diariamente para planejarem aulas que sejam ricas em conteúdos e, ao mesmo tempo, dinâmicas o suficiente para prenderem a atenção dos alunos. Inovar quanto à forma do ensino significa, assim, deixar de lado o modelo mecânico, onde o professor transmite e o aluno apenas reproduz. Diante dessa realidade, o presente trabalho visa apresentar o andamento do projeto de ensino “Repertório de práticas integrativas: inspirações para aulas criativas” no Campus Alvorada. Esse projeto de ensino tem como objetivo principal gerar um e-book com um repertório de atividades integradoras e práticas criativas que poderão ser utilizadas pelos professores e técnicos do IFRS. Com o objetivo de proporcionar métodos de ensino atrativos para os alunos, o projeto proporcionará um repetório de atividades para promover o aprendizado e troca de informações de forma lúdica e prazerosa para os receptores de conhecimento, de modo que o aprendizado aconteça de forma natural. A utilização do repertório de atividades integradoras será importante para estimular a presença e participação de alunos em aula, por meio de atividades criativas, inovadoras e multidisciplinares que envolvam os conteúdos dos componentes curriculares dos cursos. Ademais, a criação e planejamento das atividades integradoras e práticas criativas contribuirão para a formação acadêmico-profissional dos alunos, em especial, dos bolsistas que terão função fundamental de planejar e auxiliar, junto com os docentes orientadores, as atividades que serão criadas. Este projeto de ensino foi criado visando um planejamento de ações e atividades multicampi, com parceria entre o IFRS Campus Alvorada e IFRS Campus Viamão. Primeiramente, foi realizada uma busca avançada sobre o assunto em revistas científicas e livros. A seguir, foi montado um roteiro de entrevista para que professores fossem entrevistados, contando ideias criativas de aulas que já aplicaram, a fim de que essas ideias fossem adaptadas e práticas integrativas fossem criadas. Até o momento, no Campus Alvorada, foram entrevistados 7 professores e produzidas 10 práticas integrativas. Elaborou-se uma atividade para aulas de química e foi criada uma tabela periódica sustentável, com tampinhas de garrafas representando os elementos. Essa atividade foi aplicada pelas bolsistas em sala de aula. Torna-se importante e pertinente realizar tal projeto de ensino, o qual espera-se que, na prática, contribua para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de alunos e docentes.