Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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A Importância de um Projeto de Ensino
Mikhaél Braga Meinke, Daniel Vieira Pinto

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de ensino de monitoria na área de termo-fluidos em Engenharia Mecânica foi elaborado e desenvolvido buscando a otimização do ensino, com o intuito de reduzir a taxa de reprovação das disciplinas da área, como Física Geral e Experimental II, Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor. Esse projeto tem como meta atender os alunos de uma maneira melhor, dando a eles, além do professor, um bolsista capacitado para sanar suas dúvidas em questões e conceitos do conteúdo. Este apoio ocorre tanto em aula quanto em horários extras. A bolsa é de 16 horas semanais, tendo um horário reservado para o atendimento, que foi escolhido estrategicamente da 17 as 19 horas. Como as aulas iniciam as 19 horas e a maioria dos estudantes trabalham durante o dia, com esse horário, os estudantes conseguem chegar antes da aula para tirar suas dúvidas. Também há uma parte da carga horária da bolsa destinada às atividades complementares do bolsista, como preparação e realização de exercícios. Com o material de apoio organizado, sejam é possível fazer a publicação de passo-a-passos aos estudantes. Dessa forma, mesmo que os alunos não consigam acessar o projeto de forma presencial, podem usufruir dele através dessas listas de exercícios resolvidas, conseguindo ter um melhor desempenho nas avaliações. O projeto ainda se encontra em andamento, entretanto, é possível constatar uma diminuição na taxa de reprovação e um aumento do desempenho dos alunos em aula. Em 2017, por exemplo, quando ainda não havia o projeto de monitoria, a taxa de aprovação era de apenas 22%. Já em 2018, com o primeiro ano de implantação do projeto a taxa de aprovação subiu para 79%. Em 2019, segundo ano de ocorrência da monitoria, ainda não foi concluído o semestre, mas na primeira avaliação da disciplina a média da turma ficou em 72,5%, indicando uma alta em relação ao ano de 2018, quando atingiu 57,6%. Esses dados justificam a necessidade do projeto de monitoria para o bom andamento do curso de engenharia mecânica, sendo, portanto, uma solução inteligente para um problema recorrente. Além de beneficiar os alunos com os atendimentos, auxilia um aluno que já aprovou em tais disciplinas, sendo contemplado com horas complementares e com uma oportunidade para consolidar e se aprofundar nos conhecimentos já estudados, bem como desenvolver suas relações interpessoais.


Palavras-chave


Projeto de ensino; Monitoria; Ensino de termo-fluidos

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