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Monitoria de ciências da natureza no campus Alvorada (IFRS)
mayara ramborger miranda, Janaína De Nardin

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


A educação científica capacita os estudantes a compreender o mundo que os cerca e a desenvolver o pensamento crítico, o que é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. O projeto de ensino “Mais Ciência: monitoria de ciências da natureza” é apresentado aos estudantes na forma de monitoria e portanto é responsável por contribuir nas formações tanto dos monitores como dos estudantes, tendo como foco os componentes ciências da natureza (química, física e biologia, dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo integrados ao ensino médio) e ambiente, saúde e sociedade (componente do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio) do primeiro ano (turno tarde). Assim, esse projeto justifica-se por promover uma nova formação a partir de diferentes perspectivas, proporcionar o contato dos alunos com as vivências relacionadas à ciências da natureza, a aproximação do aluno e professor, gerando assim um melhor ambiente de aprendizado, bem como contribuir na consolidação do laboratório de Ambiente e Saúde do campus Alvorada (IFRS).  O objetivo geral do projeto é o aprimoramento da relação co-pedagógica em seu conteúdo, através da participação dos bolsistas e voluntários na elaboração de atividades técnicas no laboratório de Ambiente e Saúde. A metodologia usada fundamenta-se no fortalecimento do conhecimento dos bolsistas na área de ciências da natureza, auxílio no preparo de atividades que podem vir a serem desenvolvidas tanto no laboratório de Ambiente e Saúde como em sala ou até mesmo em ambientes ao ar livre e o auxílio na preparação de materiais a serem usados pelos professores. Entre os materiais confeccionados e experimentos feitos pelos monitores destacamos: a dinâmica sobre a teia alimentar com o uso de barbantes e placas referentes a vários seres vivos; a atividade feita sobre a tabela periódica onde apresentamos objetos simples do dia a dia onde são encontrados elementos químicos; a catalogação de botões em analogia a classificação dos seres vivos e o experimento de cinemática utilizando barbantes, balões e canetas. Assim, conseguimos tornar o conteúdo mais significativo e assim facilitar a compreensão da matéria por parte dos alunos, bem como a contribuição para a consolidação do laboratório de Ambiente e Saúde.  Podemos concluir que os estudantes tiveram uma melhor aprendizagem devido à interação entre alunos e monitores, bem como um maior aprendizado por parte dos monitores.


Palavras-chave


Monitoria; Experimentos; Ciências Naturais

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