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Preparando alunos para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática)
Matheus Fernandes da Rosa, Luís Felipe Kiesow de Macedo

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2005, iniciou a aplicação a aplicação de provas de matemática em rede nacional, a fim de estimular o estudo da Matemática entre estudantes das escolas públicas e assim destacar os jovens talentos, incentivando seu progresso nas áreas científicas e tecnológicas. Atualmente, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, é uma realidade que abrange mais de 18 milhões de alunos e cerca de 54498 mil escolas. O Campus Restinga está inserido neste contexto com estudantes do ensino médio integrado e Proeja. A prova da OBMEP é dividida em duas fases, a primeira é constituída de uma prova objetiva e a segunda fase de uma prova dissertativa, abrangendo conteúdos matemáticos de forma mais específica, logo, se torna imprescindível o uso de livros, revistas e computadores para o estudo. A participação dos estudantes nas provas da OBMEP em nosso instituto já é um mecanismo de ensino aprendizagem existente, avaliação que promove inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Neste ano, na primeira fase foram mais de 400 estudantes inscritos, dos quais 31 foram classificados para a segunda fase da OBMEP. O projeto tem como objetivo oferecer uma preparação para nossos alunos, proporcionando treinamento das técnicas de resolução das questões. Neste contexto, a equipe matemática desenvolve oficinas de preparação para todos que frequentam o Campus, materiais para aprimorar o raciocínio lógico-dedutivo, prezando pela diversidade de mecanismo (jogos, exercícios desafiadores, softwares, enigmas, etc). Para a realização das tarefas do projeto contamos com o Laboratório de Educação Matemática (LEM), espaço destinado a ações de ensino, pesquisa e extensão, que possui materiais instrucionais, multimídia, computadores e materiais didáticos. No LEM acontecem os encontros com os estudantes, reuniões, aulas e diversas oficinas. Paralelamente, o projeto conta com o site da OBMEP que oferece diferentes portais com muito material didático como: apostilas, vídeo aula, caderno de exercícios, simulados, material teórico, provas e soluções. O projeto incentiva e orientando os alunos a utilizarem o material oferecido pela OBMEP, do LEM e os desenvolvidos pelos professores, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica em nosso Campus. A aplicação do mesmo projeto em 2018 contribuiu positivamente para a premiação de 7 estudantes do nosso instituto.

Palavras-chave


OBMEP; Matemática; Laboratório

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