Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
JORNAL-REVISTA VOZ E VEZ
Mariana Moura Kurowiski de Brito, Carolina López Israel, Thaízy Gonçalves dos Santos, Ágatha Cardoso de Almeida

Última alteração: 26-12-2022

Resumo


O projeto de ensino intitulado “Jornal-Revista Voz e Vez” é voltado para a sociedade acadêmica e tem como intuito a realização de trabalhos interdisciplinares, destacando os ofícios realizados em sala de aula, tais como: trabalhos, debates, resenhas, resumos, poesias, entre outros. Deste modo, desenvolvendo a escrita, criatividade, leitura e pesquisa dos discentes. Além de estimular o senso crítico, criatividade, pesquisa e comunicação entre os alunos. O Jornal tem como objetivo divulgações de eventos, produções textuais e artísticas da comunidade acadêmica do IFRS Campus Rio Grande. Para tal, passa pelos processos de divulgação, recepção, leitura, seleção, diagramação, impressão e distribuição, respectivamente. No processo de divulgação os bolsistas passam nas salas de aulas divulgando o projeto, apontando seus objetivos e convidando a comunidade acadêmica para a publicação de suas produções. Já no segundo processo, recebemos as produções voluntárias, em mãos ou por email. Em seguida os bolsistas fazerem a leitura de todo material recebido, para posteriormente selecionar, levando em conta a ortografia, sintaxe e a concordância com os conteúdos abordados na edição. Depois disso, é feita a diagramação do Jornal, ou seja, a organização e harmonização dos conteúdos, para então passar pela impressão e distribuição dos exemplares para a comunidade acadêmica. O Jornal-Revista também é disponibilizado virtualmente em uma plataforma digital. Além disso, fazemos o uso de ferramentas de mídias sociais, como o instagram, para compor informações e divulgações. No primeiro semestre foram criados: identidade visual, plataforma digital e a primeira edição do Jornal. No segundo semestre está sendo confeccionada a segunda edição de 2019, prevista para a última semana de outubro, juntamente com a atualização das mídias sociais. Concluímos que é demasiadamente importante que exista um espaço onde os alunos possam se expressar e divulgar seus trabalhos e talentos, oportunizando, assim, a troca de conhecimentos e a exposição do potencial artístico e discursivo dos discentes.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Ensino; Comunicação;