Última alteração: 28-02-2020
Resumo
O presente trabalho integra o projeto de ensino intitulado “O Ensino de Língua Portuguesa sob uma perspectiva dialógica”, o qual é desenvolvido no IFRS – Campus Rio Grande e oportuniza aos alunos a reflexão sobre língua portuguesa e literatura de forma mais efetiva, formando leitores e produtores de discurso mais proficientes. Dessa forma, objetiva-se apresentar algumas reflexões sobre o funcionamento discursivo da língua e o desenvolvimento da competência discursiva dos discentes. Compreender uma língua é ultrapassar os limites do reconhecimento linguístico. O uso da língua requer a compreensão das palavras em contextos particulares, não o reconhecimento de formas linguísticas abstratas, de sinais imutáveis. As palavras devem ser tomadas e entendidas como signos, providas de sentido e de vida. Para tanto, recorreu-se às ideias de Bakhtin e seu Círculo, a fim de subsidiar as reflexões em torno do funcionamento discursivo da língua. Registra-se, ainda, que a teoria dialógica do discurso compreende que todo ato enunciativo ocorre por meio de gêneros discursivos (formas de dizer). O gênero é construído a partir de um projeto discursivo do locutor e está diretamente relacionado a uma dada esfera de atividade humana. É importante conhecer os recursos lexicais, gramaticais e gráficos, bem como refletir sobre a pertinência deles no momento de compor o discurso, que se materializará por meio de um gênero discursivo. Como procedimento metodológico, foram estudados conceitos dialógicos – língua, gênero, palavra, contexto de produção, ideologia e entonação –, os quais serviram como base teórica para a compreensão do funcionamento dos gêneros discursivos. Após a instrumentalização teórica, os alunos analisaram os conceitos apresentados, por meio da leitura efetiva de diversos gêneros, método que propiciou uma ampla reflexão sobre os textos e o aprimoramento das habilidades leitora e escrita dos discentes. Como resultados parciais, percebe-se o desenvolvimento da competência discursiva dos componentes do projeto, uma vez que eles têm se aprofundado na teoria bakhtiniana, a qual norteia o trabalho, lido e produzido distintos gêneros, incluindo os pertencentes ao campo acadêmico, como resumos e artigos científicos. Assim, acredita-se que o estudo discursivo da língua e da palavra, por meio do trabalho com diferentes gêneros, pode tornar os alunos mais proficientes no que tange à leitura e produção de discursos. As práticas sociais de leitura e escrita imprimem reflexão sobre a realidade, promovendo desempenho discursivo e poder de decisão, uma vez que ler e escrever são habilidades necessárias a todos os campos do saber.