Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Vamos compartilhar as práticas sustentáveis sobre cerâmica?
Viviane Diehl, Viviane Diehl, Samuel Rosa da Silva, Lucas Janes de Melo, Tainá dos Santos Guatimosim

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O Projeto de Extensão Ceramicando na Escola 2019 é uma proposta para o desenvolvimento de ações compartilhadas com a comunidade, por meio de atividades que divulguem a cerâmica artística em diversificadas proposições como oficinas, mostras, exposições, cursos, workshops. Neste contexto, também atendeu a demanda das instituições parceiras para abordar a lei 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo das culturas afro-brasileiras e indígenas na escola. O projeto visa promover a visibilidade da arte cerâmica de modo a viabilizar o acesso e a aproximação da comunidade atendida, aos processos cerâmicos, nos espaços compartilhados, contextualizando abordagens curriculares da educação, por meio de ações que proporcionem experiências no campo da cerâmica, da estética, ampliando o conhecimento sobre a formação intercultural do povo brasileiro. Neste contexto, o projeto promove a cerâmica artística para a comunidade externa, ensinando os procedimentos da produção, tanto da modelagem, quanto da queima, que é realizada em fornos alternativos e elétricos. As queimas alternativas tem um viés sustentável, pois utilizam materiais acessíveis, tendo como combustível o resíduo de madeira das indústrias de móveis da região. Além disso, com a atuação ativa dos bolsistas, é feita a reciclagem da argila para o reuso dos resíduos nas oficinas. Na mostra de arte e cultura, o projeto propõe realizar uma exposição compartilhada com os participantes, mostrando possibilidades de conhecer a cerâmica e ter uma breve experiência nas práticas artísticas, com possibilidades de reflexões referentes à inclusão das relações étnico-raciais, africana e indígena, que têm expressiva produção cerâmica. A metodologia de participação e experimentação é provocada na produção de artefatos culturais, como também, contextualiza as ações do projeto, cujos materiais estarão em exposição para o diálogo participativo e processos do fazer prático. A proposta será desenvolvida durante o evento com o acompanhamento de estudantes bolsistas e voluntários. A receptividade e o entusiasmo dos participantes reverberam e potencializam o projeto que amplia a cada edição. Deste modo, a participação na Mostra promove a experimentação do fazer e da experiência estética, com os participantes do 4º Salão do IFRS, colocando em visibilidade a cerâmica artística, promovendo o encontro com a educação sensível. A cultura cerâmica e sua potencialidade educativa oportunizam uma experiência singular e sensível aos participantes, a experiência no campo da produção cerâmica, contribuindo para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.

Palavras-chave


Arte cerâmica; Cultura; Sustentabilidade

Texto completo: PDF