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Atividades lúdicas para o ensino médio integrado: os jogos nas aulas de língua espanhola, língua inglesa e língua portuguesa
Juliana Linck Pedroso, Aline Noimann, Camilo Labella Munhoz

Última alteração: 26-12-2022

Resumo


Uma forma de aprendizado que vem sendo expandida nos meios de ensino é a que trabalha com o lúdico, reduzindo o uso do método tradicional e formal na maior parte do tempo. Através de atividades lúdicas podemos desenvolver múltiplas capacidades, usufruindo da criatividade, imaginação, lógica, fixando e trabalhando os conteúdos de maneira mais leve, descontraída e social. Ademais, adequa o modo de viver dos jovens deste século, marcado pelo clamor por ação e novidades, às aulas. Assim sendo, foi criado o projeto de ensino “Atividades Lúdicas para o Ensino de Línguas”, que visa desenvolver atividades lúdicas, sobretudo jogos, a fim de auxiliar o ensino de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Canoas. Deste modo, o projeto almeja explorar o contato dos alunos com a prática dos idiomas, tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas e reduzir o predomínio do emprego do ensino tradicional – muitas vezes considerado pacato e desinteressante -, sem desqualificar a necessidade do mesmo para a formação do estudante, nem substituí-lo por inteiro. As atividades são pensadas e idealizadas em conjunto com professores de línguas do Campus e, após a determinação do melhor meio lúdico para ensinar o conteúdo escolhido, são confeccionadas pelos bolsistas. A criação se dá através de sites e aplicativos de natureza gráfica e, depois, a confecção é feita em folhas impressas, por meio de recortes, encapagem e outros procedimentos artesanais. O enfoque do projeto tem sido a produção de jogos e, dentre eles, produz-se jogos de cartas e de tabuleiro, usando diversas lógicas para criar atividades diferentes. O projeto foi iniciado no ano de 2018 e alcançou todos os objetivos previstos. Nesse ano de 2019, foi solicitado mais um bolsista com o intuito de aumentar a produção de jogos para alcançar mais salas de aula.

Palavras-chave


Lúdico; Jogos; Ensino