Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
O processo de ensino-aprendizagem mediado pela monitoria acadêmica.
Vitória Caroline Vieira Muller, Alexandra Ferronato Beatrici

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O projeto de Ensino intitulado: Fortalecendo a Aprendizagem através da Monitoria Acadêmica em Didática surgiu da necessidade em auxiliar os estudantes dos três cursos de Licenciatura do IFRS - Campus Sertão, sanando as dúvidas e dificuldades referentes ao conteúdo teórico estudado em aula, exercitando através de metodologias diferenciadas, os procedimentos de ensino e aprendizagem apreendidos no componente curricular da Didática. O projeto tem como objetivos: preparar o estudante/bolsista monitor para a docência; oportunizar aos estudantes, futuros professores, estudar em outro espaço de diálogo e escuta; auxiliar na fase do Estágio de Docência, com sugestões de materiais e atividades práticas que possam ser utilizadas no planejamento diário; possibilitar a reflexão do trabalho pedagógico viabilizando a autonomia, a criatividade e a mobilização para o conhecimento. O Laboratório de Ensino foi o espaço escolhido para os encontros e atendimentos individualizados, que acontecem em quatro dias da semana, no turno vespertino. São recebidos no projeto duas categorias de estudantes: os que aparecem esporadicamente, buscando sugestões de atividades pedagógicas para utilizarem com as turmas durante o estágio da docência ou querendo esclarecimentos quanto a elaboração dos planos de aula; e os atendidos regularmente, uma vez por semana, sendo estes, duas estudantes com dificuldade no planejamento das aulas, uma destas de comunidade quilombola e uma estudante com deficiência intelectual leve de aprendizagem. Nestes casos, são utilizadas metodologias ativas para cada uma das situações de aprendizagem apresentadas, desde: mapa conceitual, filmes, documentários, fichamento de livro, confecção de jogos pedagógicos, textos literários, histórias em quadrinhos, supervisão no planejamento dos planos de aula, método visual para fixação do conteúdo. O projeto configura-se em um processo mediador e dialógico, pois favorece a oportunidade de (re)formulação de conceitos, posturas e soluções diante da realidade que se apresenta no cotidiano do professor em sala de aula. Os resultados são observados através da execução das atividades feitas pelos estudantes nos encontros de monitoria, pois a maioria apresenta melhora na compreensão e realização das atividades propostas. Outro fator observado é a dedicação, desempenho em sala de aula e interação social dos estudantes participantes. O projeto também contribui para a formação da bolsista monitora, pois a mesma aprende enquanto ensina, preparando-se para o futuro fortalecendo aprendizagens.


Palavras-chave


monitoria; aprendizagem; ensino

Texto completo: PDF