Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de ciências da natureza para o ensino médio
Mateus Fernandes Pires, Adriano Andrejew Ferreira, Jenifer Moretto Graboski, Luci Fortunata Motter Braun, Ariela Milbrath Cardoso

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


A Monitoria em Ciências da Natureza é um projeto de ensino que atua auxiliando os alunos do ensino médio integrado do IFRS - Campus Viamão nos componentes curriculares: Biologia, Física e Química. O presente projeto tem como objetivo aproximar os alunos da área que compreende estas disciplinas a fim de remover suas dúvidas e ajudá-los nas dificuldades. No entanto, busca-se também, aumentar o interesse por essas disciplinas, consideradas fundamentais ao ensino médio. As monitorias são realizadas por dois estudantes, de modo que um destes atende nas terças e sextas-feiras no período da manhã das 10h às 12h abordando com mais ênfase as disciplinas de Física e Química para os alunos do turno da tarde, enquanto a outra discente monitora às quintas-feiras das 14h às 18h abrangendo as três disciplinas envolvidas no projeto, com intuito de prestar auxílio aos alunos do turno da manhã. Ambos os atendimentos são feitos na biblioteca do campus. Os monitores utilizam do material disponibilizado pelos professores da área para que se torne mais clara a explicação, pois o aluno possivelmente pode já ter tido contato com aquele material, mas busca um melhor entendimento ao procurar a monitoria. Entretanto, os resultados são embasados nos atendimentos do monitor Mateus Pires. Até o momento, a disciplina mais procurada, foi a de Química I, pelos alunos do Curso Técnico em Administração Integrado. Muitos destes afirmam que procuram porque gostam da matéria, porém buscam, a maioria das vezes, somente no dia que terá prova ou trabalho. Essa atitude pode ser considerada negativa para o que tenciona o projeto. Visto que, os alunos deveriam procurar o atendimento sempre que tivessem dúvidas. Apesar disso, quando vão à monitoria, aparentemente, demonstram uma boa compreensão do conteúdo. A vigência do projeto iniciou-se no segundo semestre de 2019, porém já houve outros projetos desenvolvidos referentes à monitoria das ciências da natureza anteriormente, visando a prioridade de ensino que o campus busca contemplar. Embora a procura e a visibilidade do projeto sejam baixas, a monitoria tem potencial de progredir ao longo do tempo, assim atraindo ainda mais os alunos para que removam suas dúvidas e conheçam os conceitos teóricos e as aplicações das disciplinas.

Palavras-chave


Ciências da Natureza; Monitoria; Médio Integrado

Texto completo: PDF