Última alteração: 09-12-2019
Resumo
O presente trabalho se trata da produção de um veículo off-road, ou seja, que consiga passar por diversos tipos de obstáculos sem que se danifique o veículo, para competir no desafio Baja organizado pela SAE BRASIL, a equipe foi formada em Outubro de 2018 e competirá pela primeira vez nos dias 15, 16 e 17 de Novembro na UCS em Caxias do Sul. O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção até os testes. A equipe Ibirubaja se divide em nove subsistemas: powertrain, chassi, modelagem, simulação, acionamentos e telemetria, suspensão e direção, marketing e vendas, administrativo, e freio. Na competição o carro é submetido a aclives de até 45 graus, tocos com até um metro de diâmetro, piscina de lama de até 400 mm de profundidade, além de toda a prova ocorrer no barro, a duração é de 3 a 4 horas e o objetivo é não quebrar o carro. Porém o carro ainda deve obedecer à algumas especificações, como o motor, que é definido pela organizadora do evento e deve conter todas as peças originais e nenhuma alteração no seu desempenho, para que todos os carros possuam a mesma potência. A equipe busca uma boa colocação já em sua primeira participação e aprimorar o protótipo em busca de resultados cada vez melhores. O projeto para desenvolvimento do protótipo iniciou na concepção, na definição de um escopo para a produção e na organização da equipe, de maneira que se conseguisse produzir um veículo robusto e resistente, mas principalmente cumprir as metas propostas no início de projeto. Atualmente, o protótipo está em fase final de construção e a equipe já está planejando as futuras melhorias para aprimorar o veículo. A produção iniciou na elaboração de um gabarito de solda da dimensão do protótipo para encaixar os tubos do chassi, na compra de componentes automotivos como rodas, motor, transmissão e amortecedores, e na confecção de peças para o encaixe perfeito de cada um dos subsistemas no chassi. Até o presente momento, a equipe apenas participou de eventos como o VemproIF e trabalhou para produzir o protótipo.