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BIBLIOTECA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFRS, CAMPUS FARRROUPILHA
Caroline Kochenborger Perroni, Claúdia Terra do Nascimento Paz, Thiele Lemes Mientkewicz, Miquéias Farias da Silva, Felipe Martin Sampaio

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


A educação inclusiva é um direito previsto em nossa legislação e garante o acesso e a adaptação de currículos para alunos com necessidades educacionais específicas. Porém, tal tema é por vezes tratado apenas de forma epistemológica e não na realidade escolar. Porém, vertentes mais críticas de entendimento acerca dos problemas de aprendizagem, relatam que parte dessa equação perpassa os próprios projetos político-pedagógicos construídos nas escolas. Neste sentido, busca-se através da criação da biblioteca de objetos de aprendizagem uma forma de auxiliar discentes e docentes na superação de dificuldades em áreas específicas de conhecimento. A biblioteca será uma plataforma web, no qual disponibilizará recursos digitais inclusivos, de forma gratuita, para utilização no ensino médio do Campus Farroupilha, com o objetivo de garantir uma aprendizagem mais dinâmica e inclusiva para todos. Objetos de aprendizagem são recursos de aprendizagem, sejam eles vídeos, mapas, jogos ou simulações, que contenham informações necessárias para a sua aplicação e construção do conhecimento, com a descrição de seus objetivos pedagógicos. Sendo assim, a biblioteca será um caminho para auxiliar docentes na escolha de novos métodos de ensino-aprendizagem, quanto para os discentes, auxiliando na descoberta de novas formas de aprender conteúdos mais complexos. A metodologia escolhida foi a de projetos de trabalho, através da qual será criada a biblioteca no software Pingendo e a inserção dos objetos de aprendizagem será feita após busca em outros bancos de dados gratuitos existentes. Por fim, a plataforma será disponibilizada para acesso aos docentes e discentes do Campus. Até o presente momento, foi desenvolvido um protótipo da biblioteca para posterior teste, além da escolha e organização dos objetos de aprendizagem que serão adicionados à plataforma. Ressalta-se ainda que, as ações como a criação da biblioteca de objetos de aprendizagem são um primeiro passo para alcançar o objetivo maior deste projeto de ensino, que propõe a concretização de um ambiente institucional mais inclusivo no IFRS, Campus Farroupilha.


Palavras-chave


biblioteca virtual; objetos de aprendizagem; educação inclusiva

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