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Relato de experiência sobre a participação no programa Residência Pedagógica
Cleber Pegoraro, Camila Riegel Debom, Ramon Wagner

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O programa da Residência Pedagógica faz parte de uma política nacional para formação de professores, que possibilita aos estudantes de Licenciatura a imersão em escolas de educação básica. Dentro das atividades previstas pelo programa, que incluem extensa carga horária em planejamento de aulas e regência de classe, foram feitas atividades extracurriculares para os alunos do ensino médio. Uma das atividades desenvolvidas foi a oficina do Pré-Enem, que tinha como objetivo revisar os conteúdos relacionados à Física e preparar os alunos para as questões típicas de vestibulares. Todo o cronograma e sequência dos conteúdos a serem abordados foram debatidos com a professora preceptora da escola-campo e com a docente orientadora do programa. A oficina ocorria semanalmente e o material do conteúdo discutido durante as aulas, era enviado previamente aos alunos, junto questões selecionadas. A duração de cada aula era de aproximadamente duas horas, sendo esse tempo dividido entre explicação do conteúdo e atividades. O projeto do Pré-Enem foi direcionado aos alunos dos terceiros anos da escola-campo e a aprovação dos alunos participantes ficou evidente durante o desenvolvimento do projeto, verificando-se esforço e empenho dos estudantes na compreensão do conteúdo trabalhado. Apesar de a oficina ter sido uma atividade muito almejada e programada com muito emprenho dos residentes, acabou sendo cancelada após quatro meses do seu início, devido à diminuição do número de participantes. Apesar disto, entende-se que o Pré-Enem contou com bons resultados durante sua aplicação, sendo percebido esse fato pela avaliação dos “mini simulados” que ocorriam ao final de cada área, os quais tinham questões oriundas de provas anteriores do ENEM e de vestibulares. Essa oficina, realizada dentro do projeto Residência Pedagógica, contribuiu para ampliar a visão das dificuldades enfrentadas ao elaborar uma proposta como essa, bem como as possíveis formas de resolução dos conflitos que surgiam. Além disso, possibilitou uma maior aproximação com o ambiente escolar e os alunos que nele estavam inseridos, também como a organização do tempo e espaço são necessários para que tudo seja realizado de forma eficiente.


Palavras-chave


Residência Pedagógica; Física; Pré-Enem; Oficina.

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