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Análise do Perfil e das Preferências do Consumidor Gaúcho de Espumantes
Quezia Obach Gonçalves, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Priscila Silva Esteves, Pablo de Almeida Coutinho, Rafaela Moraes Cardoso, Luiz Antonio Slongo

Última alteração: 06-12-2019

Resumo


A presente produção busca apresentar a pesquisa realizada com consumidores gaúchos de espumantes, o presente trabalho expõe dados levantados através da pesquisa quantitativa que objetivou traçar o perfil, os hábitos e as preferências destes consumidores através da amostra de 2500 respondentes do estado do Rio Grande do Sul. Tendo em vista o crescimento no consumo de vinhos e espumantes finos nacionais, fundamentada na mudança da imagem internacional do produto brasileiro por conta das premiações conquistadas pelo mercado produtor, mostra-se necessária a identificação dos perfis destes consumidores, visando aproximar o mercado de vinhos e espumantes da plena satisfação das expectativas dos seus consumidores. Durante a formulação da pesquisa, foi possível identificar a pouca incidência de produção científica sobre o comportamento do consumidor brasileiro de vinhos e espumantes, visto que a maior parte dessa produção científica foca em analisar regiões do mundo com tradição histórica no produto e maiores taxas de produção e consumo das bebidas. Quando busca-se pesquisas que dediquem o estudo restritivamente ao consumo de espumantes, as produções acadêmicas são ainda mais escassas. Portanto a falta de pesquisa científica com o público brasileiro, o crescimento do mercado nacional e a mudança da imagem do espumante produzido no Brasil, corroboraram com a importância acadêmica da pesquisa e sua indispensabilidade para o mercado produtor de espumantes em solo brasileiro. O presente instrumento apresentará as informações pertinentes ao consumidor gaúcho de espumantes que é além de um estado consumidor, é também o estado responsável por 90% da produção de espumantes do país. Através da aplicação deste questionário foi possível expôr os seguintes dados sobre o perfil deste consumidor: faixa etária majoritária entre 25 e 59 anos, a maioria da amostra possuí graduação ou pós-graduação, a motivação para compra permanece sendo as ocasiões especiais, embora apontem que o espumante não é mais considerado um produto exclusivo de eventos como ano novo,  o local onde mais compram o produto é no mercado, o que provavelmente encontre fundamento na praticidade e economia de tempo, quanto a preferência de sabores os que possuem maior teor de açúcar (moscatel, brut, brut-rosé e demi-sec) foram os mais presentes. O objetivo almejado pelo estudo é identificar este perfil de consumidor e, assim, conseguir suprir as lacunas de informação de pesquisadores, produtores, sommeliers e demais grupos envolvidos com o mercado de espumantes do Rio Grande do Sul, e posteriormente obter respondentes suficientes de outros estados brasileiros, afim de mapear os perfis em outras regiões.


Palavras-chave


Consumo de Espumantes; Comportamento do Consumidor; Marketing

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