Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Ações promovidas pelo Núcleo de Línguas em Extensão do IFRS Campus Caxias do Sul: consolidação e ampliação
Belaester Silva, Manuela Silva

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


 

O Núcleo de Línguas é um programa de Extensão que iniciou em 2018, no Campus Caxias do Sul, visando oferecer cursos e outras atividades relacionadas ao ensino de línguas. Muito embora a demanda seja real, a oferta de cursos nessa área se dá, majoritariamente, através de cursos privados em escolas de idiomas, o que faz com que, frequentar um curso de língua, torne-se algo distante da comunidade. Ciente disso, criou-se o programa. O presente trabalho objetiva apresentar a estrutura e atuação do Núcleo junto à comunidade interna e externa. Desde o início de suas atividades, já realisaram-se cursos voltados ao ensino de Língua Inglesa, em diferentes níveis, ao ensino de Libras e de Português para Estrangeiros, além de oficinas de Leitura e Escrita em Língua Inglesa, Redação Técnica e Redação para Processos Seletivos. Até agora, mais de 100 pessoas já foram atendidas pelo programa. O Núcleo objetiva oportunizar o contato e o aperfeiçoamento em outros idiomas e formas de comunicação, visando um maior domínio e compreensão dos aspectos culturais que envolve a aprendizagem de uma língua estrangeira, atividade executada por meio da realização do curso de Língua Inglesa Move On!. Através da oferta do curso de Libras, busca-se garantir a socialização e interação, também contribuindo para a valorização e reconhecimento da cultura surda. Em todos os cursos e oficinas ofertados, as aulas são ministradas de forma a garantir o desenvolvimento das potencialidades do aluno no que se refere às habilidades de produção e compreensão escrita e oral. Essas habilidades são desenvolvidas através de aulas dialogadas, tendo por base o emprego progressivo da língua-alvo, tanto pelo professor, quanto pelos alunos. As atividades propostas são diversificadas e utilizam diferentes ferramentas, como o uso de recursos audiovisuais, para viabilizar uma aprendizagem significativa do idioma. No final de cada ação, os alunos participantes realizam uma avaliação do curso, por meio de um instrumento próprio, apontando os aspectos positivos e negativos a respeito da ministração das aulas, espaço físico, material utilizado e nível de conhecimento. Pôde-se perceber que houve um aumento da procura pelos cursos oferecidos, sendo que esse público se compõe tanto de pessoas da comunidade como alunos da instituição. Frente a esta aceitação, outras propostas estão sendo avaliadas para futura implantação, tais como aulas preparatórias para o ENEM e outros processos seletivos, buscando-se sempre levar para a comunidade beneficiada ações gratuitas e de qualidade, contribuindo para melhor formação pessoal e profissional dos participantes.

 


Palavras-chave


Núcleo de Línguas; Cursos; Oficinas

Texto completo: PDF