Portal de Eventos do IFRS, 1º Seminário de Pós-graduação

Tamanho da fonte: 
Avaliação de usabilidade de softwares de alfabetização
Nilva Michelon

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


Este trabalho tem o intuito de selecionar e posteriormente avaliar a usabilidade dos softwares de alfabetização Minisebran, Gcompris Participar a fim de conferir a qualidade das aplicações instrucionais e se poderão auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é definir uma metodologia para aplicação de testes de usabilidade em softwares de alfabetização voltados aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto foi realizado atividades de exploração e  navegação dos softwares envolvendo  um púbico alvo de 22 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Vacaria/RS. Neste processo foi  observando a reação dos alunos ao explorar os produtos, bem como realizou-se uma análise de progresso na aprendizagem durante noventa dias. Será utilizada a técnica objetiva (ou Interpretativa) onde o avaliador faz uma simulação de uso do aplicativo com os usuários finais, monitorando-os. Após isso, os dados coletados devem ser interpretados a partir do teste empírico tradicional.


Palavras-chave


Softwares de Alfabetização; Usabilidade; Avaliação; Leitura; Escrita

Texto completo: PDF