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Estado do uso das TIC na rede estadual gaúcha de educação
Mara Rosane Noble Tavares, Josiane Carolina Ramos, Márcia Häfele Islabão Franco

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa documental e Survey realizada no Núcleo de Tecnologia Educacional da cidade de Porto Alegre. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário, composto de 42 questões, em 256 escolas da rede estadual nos anos de 2015/2016. A análise dos dados objetivou responder a questão: como as tecnologias são usadas nas escolas estaduais de Porto Alegre? O objetivo desta pesquisa é mapear como os laboratórios de informática são usados nestas escolas para apresentar resultados que contribuam para a gestão de uso das tecnologias na educação. As políticas de distribuição dos laboratórios do Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a formação de professores, pela Secretaria Estadual de Educação, foi analisada a partir da metodologia do Ciclo de Políticas, com a finalidade de compreender como são formuladas e implementadas as políticas públicas de distribuição das tecnologias nos contextos da influência, da produção de texto e da prática. A Secretaria de Educação considera a tecnologia o principal recurso para modernização da rede. Usar a tecnologia no ensino público, segundo o Ministério da Educação, proporciona a vivência dos sujeitos com a linguagem digital, garantindo a qualidade de ensino e o crescimento econômico do País.

Palavras-chave


Tecnologias; Gestão; Educação

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