Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de atividades para consolidação de vocabulário em inglês nos cursos técnicos em gestão e negócios do IFRS
Ana Luiza Herber Beckel, Isabel Cristina Tedesco Selistre

Última alteração: 15-03-2018

Resumo


A aquisição de vocabulário especializado na língua inglesa é um dos objetivos a ser alcançado em um curso técnico em gestão e negócios. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul possui 17 campi; desses, 12 oferecem cursos nessa área. Considerando que o inglês faz parte da grade curricular de todos esses cursos e o fato de que o material distribuído pelo governo não abrange obras para fins específicos, justifica-se a necessidade de desenvolver alternativas para o estudo do vocabulário técnico que possam preencher essa lacuna. Este trabalho tem por objetivo selecionar os itens lexicais na área de gestão e negócios a serem ensinados no ensino médio integrado e elaborar atividades para a consolidação dos mesmos. A metodologia compreende as seguintes etapas: (1) pesquisa de itens lexicais em materiais didáticos da área de gestão e negócios; (2) análise do material para seleção de itens pertinentes ao estudo; (3) criação de tópicos com base no compartilhamento semântico dos itens examinados; (4) coleta de modelos de atividades para desenvolvimento de vocabulário; (5) preparação de atividades para consolidação dos itens lexicais organizados em tópicos; (6)testagem das atividades com grupos de alunos do curso médio integrado Técnico em Administração do IFRS – Campus Osório. Até o momento, foram realizadas as etapas 1, 2, 3 e 4 e obtidos os seguintes resultados: (a) extração de 5.692 itens das fontes selecionadas; (b) identificação de 10 tópicos semânticos (Advertising/Marketing; Bank/Money; Departments/Organizations;Employment; Insurance; Jobs and positions; Office; Sales; Social issues; Technology); (c) reconhecimento de 12 tipos de exercícios para consolidação de vocabulário a partir do critério “tipo de tarefa cognitiva exigida” (seleção de item em determinado contexto/frase; seleção de item em determinado contexto/texto; identificação de afixos na distinção de classes gramaticais; análise da veracidade de informações a partir de conhecimento prévio; reconhecimento de combinações de palavras; resolução de questões a partirde texto com foco em vocabulário específico; determinação de um item com base em algum tipo de definição; reconhecimento de uso de vocabulário inadequado; inferência de significado; ordenação coerente de palavras ou frases; identificação de grupos semânticos; elaboração de redes semânticas). Os resultados verificados apontaram a necessidade de realização de uma nova triagem dos termos (critério: número de ocorrências na internet); subdivisão dos tópicos em subtópicos (por exemplo, “Office” desdobra-se em “Office supplies”, “Office furniture” e "Office routine") e ampliação do conjunto dos modelos de atividades para consolidação de vocabulário.


Palavras-chave


Ensino de inglês; Inglês no ensino médio integrado; Vocabulário de inglês para gestão e negócios

Texto completo: PDF