Última alteração: 15-03-2018
Resumo
A partir da percepção de que muitos dos discentes do curso de administração integrado ao ensino médio do IFRS – Campus Osório possuem constantes dificuldades apresentadas no estudo de contabilidade, mais especificamente no conteúdo de escrituração contábil, surge a necessidade de uma reformulação no processo de ensino aprendizagem. Na busca por uma mudança no atual cenário em relação ao ensino, a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem vem sendo abordada por diversos autores como possibilidade de mudança. Entretanto, a discussão acerca da aplicação de metodologias ativas acaba restringindo-se a universidades. Assim, sabendo que os novos desafios impostos à educação, atingem também escolas de ensino médio e técnico, leva-se em conta a aplicação nas mesmas. O presente projeto tem como objetivo descobrir qual o desempenho dos discentes na disciplina de contabilidade após a implantação de metodologias ativas. Levando-se em conta a estrutura física de laboratórios da instituição, a metodologia ativa utilizada foi um software didático desenvolvido na instituição em 2016, na primeira etapa do projeto, denominado “Escritufácil”. A análise de resultados foi realizada através da comparação das notas dos discentes de duas turmas do Ensino Médio Integrado em Administração, onde a turma B teve o papel de grupo de controle e permaneceu com as aulas tradicionais, enquanto a turma A utilizou o site “Escritufácil” durante as aulas e foi o grupo experimental. Até o momento, alguns resultados parciais foram obtidos como o aprimoramento do site, com o acréscimo do livro diário e melhor organização do layout dos exercícios culminando em maior satisfação dos discentes no uso do site de acordo com as respostas de 61,5% dos alunos. Além disso, 93,8% da mostra afirmou que a utilização do software facilita a realização dos lançamentos contábeis e 100% concordou que ajuda no processo de ensino aprendizagem. Outro resultado evidente a partir da análise das duas turmas mostrou que a turma B teve um decréscimo das notas do primeiro trimestre em relação ao segundo de 6,17%. Já, a turma A obteve um rendimento superior, mesmo que tímido, nas notas do segundo trimestre comparado com o primeiro, porém continua tendo a menor média. Assumindo que a variação percentual decrescente da turma B seja adotada hipoteticamente como padrão, a média da turma A teria diminuído, porém evidenciou-se um acréscimo de nota nessa turma de 9,87% se considerarmos a média hipotética. Ou seja, pode-se evidenciar que as metodologias ativas contribuem para o desempenho positivo dos discentes.