Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Diagnóstico dos laboratórios de ciências de escola pública do Município de Porto Alegre e Grande Porto Alegre
Pricila Munhoz Carneiro, Karin Tallini

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


Os laboratórios de ciências fazem parte do contexto das escolas enquanto espaço educativo, em particular, para o desenvolvimento de atividades experimentais no âmbito do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Este é o local onde os alunos conseguem colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula de forma que seja construtor de seu próprio conhecimento. Todavia, não raras vezes, tais espaços se encontram em condições precárias e/ou são utilizados de forma inapropriada fazendo com que sejam subutilizados. Muitas escolas apresentam uma estrutura de laboratórios muito restrita e ineficiente. Vários fatores estão relacionados ao contexto: problemas na formação de professores falta de infraestrutura, superlotação de salas de aula, entre outros. Além de que um fator importante e que deve ser evidenciado é que em muitas escolas há falta de profissionais qualificados em laboratórios para prestar apoio técnico aos docentes nas atividades práticas. Neste enfoque, o presente projeto visou investigar como tais espaços têm sido implementados no contexto das escolas públicas e também no âmbito das atuais políticas públicas, por exemplo, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. A metodologia de estudo constará de pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, incluindo a observação “in loco” e realização de registros fotográficos de como tal espaço tem sido configurado. Percebe-se que, atualmente, há uma grande ausência na diversificação de materiais didáticos nas aulas práticas no ensino das Ciências Naturais, geralmente, o único material utilizado pelos professores como base para ministrar suas aulas é o livro didático, disponibilizado pelas escolas e apartir dessa problemática surge à cartilha de aulas práticas alternativas de baixo custo. Os resultados deste estudo até o momento foram apontar alternativas e/ou demandas para o aprimoramento e implementação de políticas públicas voltadas ao redimensionamento do espaço do laboratório enquanto potencializador no processo de ensino-aprendizagem. Alternativas como o layout de um laboratório ideal e a cartilha de práticas alternativas que potencialize as aulas em Ciências da Natureza: Química e Biologia.

Palavras-chave


Laboratório de Ciências; Ensino de Ciências; Formação Docente

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