Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Aspectos da cultura guarani no RS para uma produção em cerâmica artística contemporânea
Milene Back Juwer, Viviane Diehl

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


Quando o artista compartilha a arte contemporânea, seja pela exposição, intervenção ou proposição, ele apresenta as produções nas mais diversas possibilidades e oferece lugares possíveis para relações e diálogos acontecerem. O educadorartista é compreendido como educador em arte que não limita suas ações aos espaços educativos e artista, que não restringe sua atuação no campo da arte, mas movimenta a educação estética e a arte como conhecimento, indissociadamente, numa perspectiva intercultural. O processo criativo e a produção em arte promovem interações que podem se inscrever na materialidade da argila, na potencialidade expressiva da linguagem cerâmica, num contínuo fluxo a ser fomentado. A partir de vários episódios na atuação enquanto educadorartista destacam-se alguns aspectos do povo Mbyá Guarani, que estão dispersos pelo país, muitos deles, vivendo em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Este é um dos grupos culturais ancestrais que contribuem expressivamente para a produção cerâmica no RS e, portanto, nos interessam neste estudo. O objetivo está em problematizar e movimentar reflexões que reverberem na produção e apresentação poética de obra artística em cerâmica, de autoria da educadorartista, constituídas a partir do estudo e reconhecimento da produção cultural material guarani e suas relações na formação intercultural regional, potencializando a arte como conhecimento. A metodologia inscreve uma pesquisa qualitativa cuja abordagem exploratória e experimental contempla a pesquisa teórica e prática para a produção poética visual em cerâmica. Até o momento foi realizada a pesquisa teórica em fontes primárias e secundárias, no que tange às manifestações culturais materiais e imateriais do povo Guarani, na região Sul do Brasil, movimentando o conhecimento constituído para fomentar o processo criativo inventivo. Também já foram elaborados projetos de criação poética em cerâmica para apresentação num evento internacional. Sendo assim, esta produção inicial poética em cerâmica reverberou a potencialidade da arte como conhecimento na educação estética, contextualizada na cultura guarani, cujos sentidos e significados são conhecimentos produzidos, problematizando as relações interculturais.


Palavras-chave


Povo guarani; Arte cerâmica; Produção poética; Educadorartista; Interculturalidade.

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