Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um assistente inteligente para suporte a tutoria de cursos online
Júlia Sartori Studer, Marco Antonio Gosteinski, Júlia Marques Carvalho da Silva

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


O projeto “Desenvolvimento e promoção de Assistentes Inteligentes para suporte a tutoria” visa o desenvolvimento e promoção de assistentes inteligentes para suporte a docentes e tutores de cursos online. Assistentes inteligentes são ferramentas computacionais que buscam automatizar e facilitar tarefas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle, através de plugins do sistema, ou seja, ferramentas adicionais e opcionais a estes ambientes. Pois há uma falta dessas ferramentas que enfoquem na atividade docente na plataforma, já que as pesquisas e desenvolvimento acabam focando mais no público geral. A tutoria nos cursos online é importante para o acompanhamento dos estudantes nesses ambientes, o tutor cumpre o papel de motivar e estimular os discentes de cursos online, aprimorando o processo de aprendizagem e criando uma sensação de proximidade entre estudante e curso. Porém, muitos cursos não dispõem de alguém que cumpra este papel, ou que estejam presentes durante todo o seu andamento, ocasionando possíveis perdas no processo de ensino-aprendizagem. Um exemplo são os cursos Massive Open Online Course (MOOC) que não utilizam um processo de tutoria humano devido a alta quantidade de alunos. Assim, para suprir essas dificuldades pela falta de uma tutoria humana, buscou-se desenvolver um assistente inteligente que cumpra o papel de tutor, empenhado em enriquecer e auxiliar na tutoria dos cursos online e criando uma experiência de tutoria em cursos que não dispõem deste recurso. Por meio do assistente, busca-se contribuir com o aprimoramento da tarefa de tutoria, automatizando feedbacks e avisos. Portanto, foi idealizado um plugin que gera mensagens de alertas na plataforma e por e-mail: avisos quanto a assiduidade do aluno no curso, o tempo que ele fica sem acessar seu curso; alertas de estudo com base em suas notas, que busca proporcionar uma motivação, estímulo; mensagens sobre a realização das tarefas, com base nas atividades presentes no curso e as já feitas pelo aluno, além de outras notificações. As regras para notificação foram baseadas em experiências de cursos anteriores realizados no IFRS - campus Bento Gonçalves e, além disso, fundada em sistemas similares que já apresentam um processo de tutoria automatizado, como o Coursera. Ao finalizar o desenvolvimento do plugin, serão realizados os testes e após uma análise dos resultados obtidos por meio dessa solução, se com seu uso o índice de permanência e conclusão dos cursos online aumentam.

Palavras-chave


Assistente; Moodle; Plugin; Tutoria Inteligente

Texto completo: PDF