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Descontinuidade escolar: análise da influência das redes de relações sociais na socialização escolar dos jovens
Bruna Farias de Bortoli, Laura Taís Corrêa Boz, Vanessa Petró

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


O tema deste estudo é a descontinuidade escolar dos jovens, analisada a partir das redes de relações sociais. A evasão escolar ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola, sendo um dos tópicos importantes debatidos em análises sobre a educação. Segundo dados, em 2012, a taxa de abandono escolar atingiu 24,3% no Brasil, índice preocupante comparado com outros países. O propósito desta pesquisa é compreender as influências que as redes sociais podem exercer no processo de interrupção e retorno escolar. O estudo abrangeu estudantes que cursavam o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos em cinco escolas distintas em Porto Alegre, onde foram realizadas quinze entrevistas com jovens entre 17 e 29 anos, analisadas de modo qualitativo, através das quais foram investigados os percursos escolares seguidos por eles e identificados os vínculos estabelecidos em suas redes sociais. O trabalho baseou-se nos conceitos de socialização, disposição e de redes sociais. No âmbito deste estudo, as redes sociais são entendidas como um conjunto de indivíduos ligados por meio de uma relação, formando um sistema de vínculos que podem ser diretos ou indiretos. As redes sociais precisam ser entendidas dentro de seu contexto, tendo em vista suas transformações com relações múltiplas e complexas. Nas redes circulam inúmeras informações que têm implicações diferentes na forma de vida de cada indivíduo. Identificaram-se através das entrevistas três tipos de redes que podem exercer influências na descontinuidade escolar dos jovens analisados, sendo elas: as redes institucionais, as redes de amizades e as redes familiares. Constatou-se que a inserção em determinados tipos de redes sociais, e os vínculos nelas formados, podem influenciar os jovens a traçarem trajetórias de interrupção dos estudos e as mesmas podem provocar o retorno à escola. A análise aponta que os três tipos de redes influenciam de formas diferentes na trajetória dos estudos, sendo os laços formados pelos jovens um ponto importante para a desmotivação e para o retorno aos estudos.


Palavras-chave


Descontinuidade escolar; Redes sociais; Escolarização

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